OPINIÃO -
Semana Europeia do Desporto… Amares ligada a um ADN de sucesso?

Espaço Jovem
Opinião de Mário Paula

Para os mais distraídos, dou a saber que se realizou, entre 23 e 30 de setembro, a Semana Europeia do Desporto. Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia, com o principal objetivo de promover benefícios da prática regular de desporto em toda a população. Este evento é celebrado, simultaneamente, por vários Países Europeus, incluindo Portugal, e em Amares não foi exceção.

PUBLICIDADE

Foram várias as iniciativas que decorreram no nosso concelho, desde a promoção de desportos náuticos ao desporto sénior, muito bem dinamizado pelas nossas IPSS. Realço, a atividade realizada pela ADRC Amarense, com a aprofundação do tema, bastante oportuno “COVID-19, crianças e jovens: efeitos e medidas a adotar em Amares”. Um momento que contou com os mais notáveis agentes de intervenção jovem do concelho, desde o Agrupamento de Escolas de Amares, às instituições locais que trabalham com crianças e jovens, como por exemplo o FC Amares e representantes de ginásios locais.

A proatividade do evento e a condução altruísta do debate, deixaram excelentes notas do enquadramento do desporto jovem, em tempos de pandemia no nosso concelho. De destacar também, a tertúlia organizada pelo município amarense e o jornal “Desportivo”, que foi muito bem explorada pelos “treinadores de Amares”, quadros de excelência e referência nacional com raízes amarenses. Retiraram-se desta “tertúlia desportiva” ilações, onde ficou percetível a qualidade e o enquadramento do “ADN desportivo amarense”, nesta nova realidade do desporto mundial.

Em suma, dos agentes de saúde publica, ao pessoal docente/não docente e profissionais do desporto (jovens incluídos), passando pelo exemplo da canoagem à elite do futebol português nacional e internacional (masculino e feminino), penso e defendo que os amarenses se deveriam orgulhar dos nossos embaixadores desportivos, que elevam o nome de Amares diariamente a um patamar nacional e internacional, nunca esquecendo as raízes que  ajudaram a construir as bases do seu sucesso alcançado! Não querendo individualizar (pois seriam muitos!), os meus parabéns e agradecimento a todos eles!