REGIÃO

REGIÃO -
Serviços de Acompanhamento Social de Barcelos atenderam mais de 3.200 pessoas em oito meses

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Com um financiamento municipal de 255 mil euros, os Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social de Barcelos acompanharam, desde Abril de 2023 até ao final do ano, 1.444 processos, efectuaram 2.782 diligências e articulações, 3.285 atendimentos e 799 visitas domiciliárias.

Estes dados foram revelados terça-feira, na cerimónia da assinatura dos protocolos de cooperação entre o município e o Grupo de Acção Social Cristã, a Associação de Pais e Amigos de Crianças, o Centro Social da Paróquia de Arcozelo e o Centro Comunitário Moinhos de Vento.

Estes protocolos visam assegurar a coordenação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão, incluindo os beneficiários do Rendimento Social de Inserção, isto após a transferência de competências nesta área para o município, e que até agora eram asseguradas pela Segurança Social.

No decorrer da assinatura dos protocolos, o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, acompanhado pelo vereador da Acção Social, António Ribeiro, explicou que não fazia sentido internalizar este serviço, quando já existiam instituições a fazer, e bem, este trabalho, pelo que “a nossa opção foi dar mais ferramentas e mais apoio para que esses serviços públicos fossem ainda mais bem executados”.

O autarca manifestou a sua “preocupação” por haver “um grande número de atendimentos e de casos”, pelo que “todos os apoios possíveis são importantes para ajudar a capacitar as pessoas e dar-lhes as condições de dignidade a que têm direito”.

Os serviços de atendimento e acompanhamento surgem como uma nova lógica de intervenção interactiva e pluridisciplinar, que implica a mobilização dos recursos do território, a capacidade para construir percursos de vida para a autonomia e com vista à inserção social, baseando-se numa relação entre os serviços e os cidadãos de maior proximidade.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS