ECONOMIA

ECONOMIA -
Sexto valor mais caro de sempre: electricidade aumentou de preço em 35%

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Em Portugal e em Espanha, a electricidade aumentou 35% esta terça-feira, atingindo um preço médio de 365,33 euros por megawatt-hora, tornando-se o valor mais alto desde 10 de Março e o sexto mais caro de sempre.

Esta subida dos preços foi despoletada pelo anúncio da empresa “Gazprom”, que revelou que o abastecimento pelo gasoduto “Nord Stream 1” iria parar nos próximos dias para manutenção.

Desta feita, nem o mecanismo que trava o custo do gás natural usado para produzir energia eléctrica conseguiu evitar este aumento, sendo que o tecto prevê que que as produtoras de energia eléctrica sejam compensadas pela diferença entre o que lhes custa o gás no mercado grossista e o preço definido pelo mecanismo.

Embora o mecanismo não tenha evitado esta escalada de preços, o mesmo já permitiu uma poupança média diária de 111,44 euros, ou menos 23,3%, face ao preço que resultaria de condições de normais de funcionamento do mercado.

A guerra na Ucrânia não é o único factor a influenciar a subida da luz: este ano há uma maior quantidade de gás a ser usada para produzir electricidade devido à seca, uma vez que a água disponível para produzir energia é menos do que o habitual.

No ano passado, por exemplo, as centrais hidroelétricas espanholas tinham gerado o dobro de energia deste ano e Portugal e Espanha não são os únicos visados. Tanto na Alemanha como em França, foram ultrapassados os 500 euros por MW/hora.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS