O Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, acolhe, esta sexta-feira, dia 2 maio, às 21h30, o segundo concerto da temporada 2025 do ciclo “Falando de Música” em Esposende.
A Sinfonietta de Braga traz ao palco a soprano Eduarda Melo como solista convidada.
Com um repertório que atravessa diferentes épocas e estilos, o programa junta as sonoridades da orquestra de cordas com a reflexão sobre os valores da liberdade e da democracia..
«O programa abre com “Ein Stelldichein” de Karl Weigl (1906), uma peça intimista para voz e sexteto de cordas que, através da delicadeza e profundidade emocional, evoca o encontro e a expressão individual – princípios fundamentais da liberdade. Segue-se a Suite para Orquestra de Cordas, JW6 nº 2, de Leoš Janáček (1891), uma obra vibrante e contrastante, que reflete a inquietação e o espírito inovador de um tempo de mudança», explica o Município de Esposende.
Com uma carreira internacional consolidada, Eduarda Melo já pisou diversos palcos da ópera europeia, trabalhando com maestros de renome.
O concerto “Falando de Música – Sinfonietta de Braga convida Eduarda Melo” tem entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
Fruto de uma parceria estabelecida com a Orquestra Sinfonietta de Braga, o Município de Esposende tem vindo a promover, desde 2023, o Ciclo “Falando de Música”.
Este tem contado com concertos comentados de música de câmara, assim como ações de mediação com o público escolar e sénior deste território, no formato de oficinas musicais.
Os concertos têm acontecido por diversas freguesias, contando com solistas convidados. «O Município pretende promover momentos de fruição musical junto da comunidade, de uma forma descentralizada, potenciando o aspeto educador destas experiências, assumindo e reafirmando também desta forma o seu compromisso como Município Educador», conclui a autarquia.
O Ciclo “Falando de Música” conta com o apoio da Direção-Geral das Artes.