AMARES

AMARES -
Sistema tecnológico da Câmara de Amares premiado em concurso nacional

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara Municipal de Amares foi premiada num concurso nacional com a solução tecnológica MobileGIS, desenvolvida pelo município.

«Esta solução tecnológica recorre ao SIG (Sistema de Informação Geográfica) e permite a recolha, análise e comunicação de dados espaciais em tempo real, sem custos para o município», refere a autarquia.

Nesta fase, já estão integradas duas soluções, sendo uma para criar o Plano Municipal de Segurança Rodoviária (Transit) e outra o controlo das ligações indevidas à rede de saneamento (Inspectfumos).

«Está praticamente finalizado o cadastro de toda a sinalização vertical a qual será corrigida no próximo ano e já foram identificadas mais de meia centena de ligações indevidas à rede de saneamento. A solução Transit resulta de uma dissertação de mestrado de Lara Cruz, do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, orientada pelo professor e vereador do Ambiente do Município de Amares, Vítor Ribeiro», sublinha.

De acordo com Vítor Ribeiro, «este prémio atribuído pela ESRI Portugal no contexto dos diferentes municípios portugueses é um reconhecimento do trabalho» que está a ser desenvolvido pela Câmara.

«As soluções tecnológicas são desenvolvidas pelo município e por isso sem custos. Este é mais um exemplo em que Amares se destaca pela inovação, transparência e eficiência dos restantes municípios portugueses», conclui.

A distinção foi atribuída no Encontro de Utilizadores Esri Portugal 2022 (EUE 2022) que decorreu em Lisboa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS