REGIÃO

REGIÃO -
START Esposende leva município à conquista do Prémio Município do Ano 2023

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O município de Esposende foi distinguido na quarta edição dos Prémios Autarquia do Ano 2023, com um prémio que reconhece o mérito e a qualidade do projecto municipal START Esposende, Incubadora e Agência de Captação de Investimento, anunciou esta terça-feira a autarquia.

O evento, promovido pela Lisbon Awards Group, entidade responsável por vários prémios e conferências nos mais diversos sectores de actividade, pretende homenagear os municípios e freguesias que se destacam pelas práticas inovadoras e pela gestão rigorosa do interesse público, nas mais diversas áreas de actuação.

Em comunicado, o município explica que voltou a submeter à apreciação do júri o projecto START Esposende, premiado em 2022, na categoria de Economia e subcategoria de Captação de Investimento. Agora, nesta quarta edição, arrecadou o Grande Prémio na Subcategoria Empreendedorismo e Startups.

Recorda que na edição anterior, o município foi distinguido nestes galardões ainda com quatro prémios e duas menções honrosas, reconhecendo o mérito e a qualidade de projectos municipais que abrangeram a Educação, a área Social, a Economia e o Ambiente.

António Sérgio Mano, vereador com a área funcional do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo, recebeu a distinção do município, durante a gala de entrega de prémios que decorreu, em Lisboa e destacou “o ciclo iniciado pela STAR Esposende, no apoio disponibilizado pelo município ao tecido empresarial local, aos empreendedores e aos investidores”.

Para o presidente da autarquia, Benjamim Pereira, “trata-se de um projeto transformador, naquele que era o relacionamento entre a administração local e o sector empresarial, tornando-o mais próximo e mais expedito”.

“Este é um projecto apostado na inovação e na modernização de procedimentos que torna o empreendedor/empresário/investidor a prioridade”, diz, citado no comunicado, acrescentando que o projecto “deu um forte contributo para o desenvolvimento do concelho, enriquecendo-o e tornando-o ainda mais diferenciador”.

O autarca refere que “enquanto projecto inovador” permite assegurar serviços com “um inigualável nível de especialização e completamente direccionado para as necessidades dos empreendedores, dos empresários e dos investidores no concelho de Esposende numa lógica de one-stop shop”.

NÚMEROS

A START Esposende recepciona pedidos dos mais variados temas e com diferentes níveis de exigência, conseguindo dar resposta, devido à extensa rede de contactos e parcerias estabelecidas com as mais variadas entidades. Ao dispor dos empreendedores está também a rede de mentores que contribui para a sobrevivência e expansão dos projectos apoiados, garantindo o devido acompanhamento, reduzindo o risco e a curva de aprendizagem.

Neste momento, regista 69 projectos incubados, dos quais 44 estão já no mercado. Pelas suas instalações passaram já 76 trabalhadores remotos e nómadas digitais e, no Espaço Empresas foram contabilizados 1.700 pedidos. A START intermediou, ainda, 264 contactos, entre empreendedores e empresários.

 

LEGENDA: António Sérgio Mano

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS