PAÍS -
Teletrabalho obrigatório e discotecas fechadas na primeira semana de Janeiro

O Governo decidiu criar uma “semana de contenção de contactos”, entre os dias 02 e 09 de Janeiro, adiando o recomeço das aulas para o dia 10, fazendo regressar o teletrabalho obrigatório e decretando o encerramento das discotecas nesse período.

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Primeiro-Ministro, António Costa, que sublinhou que estas medidas visam reduzir os contactos e assim evitar a propagação da pandemia, depois do Natal e da Passagem de Ano, tal como aconteceu este ano.

Já a partir do próximo dia 01 de Dezembro, Portugal vai voltar ao estado de calamidade, face ao aumento dos números da Covid-19, voltando a aplicar algumas restrições.

PUBLICIDADE

O uso de máscara vai voltar a ser obrigatório em todos os espaços fechados, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa, no âmbito do reforço de medidas de contenção da pandemia de covid-19.

Haverá um reforço do uso da máscara, do certificado digital e da testagem.

«As máscaras passam a ser obrigatórias em todos os espaços fechados que não sejam em excepcionados pela Direcção-Geral da Saúde», anunciou António Costa.

O certificado será obrigatório para aceder a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, eventos com lugares marcados e para a frequência de ginásios.

Além disso, o Governo decidiu que será obrigatório apresentar teste negativo para visita a lares, visita a pacientes internados em estabelecimentos de saúde, grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos, discotecas e bares.

Serão igualmente obrigatórios testes para qualquer entrada em território nacional, seja qual for o ponto de origem e a nacionalidade do passageiro.