SAÚDE -
Terceira dose da vacina contra a Covid-19 arranca na próxima segunda-feira

A terceira dose da vacina contra a Covid-19 vai começar a ser administrada a partir da próxima segunda-feira aos idosos que já tomaram a vacina da gripe há mais de 14 dias. A informação foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, em declarações à Lusa.

O início da vacinação está por isso a ser apontado para a «próxima segunda-feira, vacinando as pessoas que já tiveram a vacina da gripe há 14 dias e que já têm o intervalo para poderem ter o reforço da vacinação contra a covid-19».

Contudo, Graça Freitas apontou que estão ainda à espera que «haja uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para podermos, se for possível, administrar a vacina contra a covid-19 e a vacina contra a gripe no mesmo dia, em locais do corpo diferentes, mas na mesma sessão vacinal».

PUBLICIDADE

Classificando o processo de vacinação decorrido até então como um «sucesso», Graça Freitas sublinhou também que este «ainda não acabou», sendo necessário prosseguir com a vacinação a quem ainda não o fez e reforçar a imunidade dos grupos identificados como elegíveis para uma terceira dose ou dose de reforço da vacina, os quais, imunodeprimidos e pessoas com mais de 65 anos.