Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
OPINIÃO

OPINIÃO -
Teremos uma nova escola!

Por Daniel Fernandes

Ultimamente tem-se falado muito no palco do Papa para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), os mais de 4 milhões de euros gastos para um dos maiores eventos mundiais religiosos. A verdade é que todo o país se engrandece com tal evento, podiam ser custos menores e talvez mais à visão do Papa Francisco e menos à visão dos empresários e políticos. Mas será sobretudo um evento que marcará gerações e também todo o país. O trabalho em Amares também está a ser muito bem feito, com a coordenação do Sr. Padre Magalhães, e, portanto, agora resta-nos continuar e fazer umas boas Jornadas Mundiais da Juventude.

Diz-se muito, mas faz-se pouco, em Amares o que importa debater e fazer é uma das mais importantes obras dos últimos tempos, e também aquela que mais ansiávamos. A Escola Secundária de Amares, para onde quase todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Amares vão para terminar a sua escolaridade obrigatória, e daí partem para o mundo do trabalho ou universidades das mais diversas áreas.

Ainda no dia 30 de janeiro, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, num debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, nos assegurou que o dinheiro poderá ser utilizado pelos portugueses, e que a nossa economia será fortemente impulsionada, com grandes investimentos em diversas áreas do serviço público, promovendo também a transição energética e climática que são áreas de suma importância. Ora pois, a nossa Escola está entre as primeiras 32 do país a ser intervencionada, dito pelo Secretário de Estado da Educação, António Leite, aquando a sua visita a Amares numa atividade do Partido Socialista.

Há mesmo esperança, desta vez, o dinheiro está disponível, a escola tem a oportunidade de já este ano começar a ver a mudança acontecer, mas para isso também precisamos que a Câmara Municipal de Amares faça um bom trabalho naquilo que são as suas competências, assim como a correta e célere realização dos projetos e orçamentos no âmbito desta requalificação, mas também a boa gestão dos assistentes operacionais, a manutenção das instalações e das viaturas, etc.

No que toca a orçamentos espero, com sinceridade, que não se repita o ruinoso negócio que foi o contrato aprovado para a substituição das 6000 lâmpadas públicas para LED, onde o preço a pagar de 2,4 milhões de euros, o que resumidamente significa mais ou menos meio palco do Papa, poderia ter sido de 724,000 euros de acordo com o orçamento pedido pelo PS Amares. É nestes importantes “detalhes” que se faz a boa política de gestão com poupança de dinheiro e, acima de tudo, colocando a entidade pública como interesse maior.

Então é isto mesmo: teremos uma escola requalificada, com um bom projeto que irá permitir a todos os estudantes e jovens de Amares que pratiquem desporto no Inverno sem pingas no pavilhão, que tomem banho sem tremer de frio com as correntes de ar. Que estejam na sala de aula de forma mais confortável e com as condições há muito desejadas.

Mas os investimentos urgentes não acabam aqui e por isso gostava, já passado um mês das eleições, de felicitar o Sr. Provedor da Misericórdia de Amares, Álvaro Silva, pela sua reeleição na Santa Casa. É com muito orgulho e esperança que acompanho atentamente o bom percurso desta Casa desde que este Provedor tomou posse. O investimento em Amares, em serviços como lar de idosos, creches e jardins de infância tem aumentado imenso, por isso mesmo desejo o melhor ao Sr. Provedor e a toda a sua equipa, na continuação de um bom trabalho, com mérito e suor.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS