O Auditório da Vila de Terras de Bouro foi palco do VII Encontro de Artes, Ecologia e Ruralidades. O evento cultural, organizado pela Associação Rural Vivo, com o apoio do Município de Terras de Bouro, decorreu no âmbito do projeto Aldeias Criativas – Satélites Culturais na Serra do Gerês, que é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação La Caixa.
A sessão contou com a presença da Vereadora da Cultura e Educação, Ana Genoveva Araújo, que fez a abertura e destacou o trabalho que a Associação Rural Vivo tem vindo a desenvolver, tanto ao nível da cultura como da educação, tendo também enaltecido os resultados do projeto Aldeias Criativas.
Seguiu-se a apresentação das Residências Artísticas, no âmbito da Educação Ambiental Criativa, pelos artistas Eduarda Silva e Manuel d’Apresentação. Depois foi abordado o tema “Educação Emancipadora através das Artes” por Eunice Macedo. Por fim, no período da manhã, decorreu uma mesa redonda com artistas.
A parte da tarde foi preenchida com um concerto das Cantadeiras do Campo, com a respetiva apresentação do CD levada a cabo pela Associação de Compartes do Campo do Gerês e ainda a inauguração da Exposição de Máscaras do artesão Jorge Leal. O dia finalizou com a estreia da peça de Teatro “Uma Espécie em Viagem”, do Grupo de Teatro Comunitário do Campo, com direção e encenação da responsabilidade de Renata Flaiban.
Este VII Encontro de Artes, Ecologia e Ruralidades, que teve também uma segunda sessão no Campo do Gerês, com a projeção do documentário “Entre Leiras”, de Cláudia Ribeiro, contou com o apoio do Município de Terras de Bouro e da Junta de Freguesia do Campo do Gerês.