Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
TERRAS DE BOURO

TERRAS DE BOURO -
Terras de Bouro alerta para aumento de prazo para limpeza de terrenos

O Governo prolongou até final do mês de maio (dia 31) o prazo para os trabalhos de gestão de combustível. O alargamento é justificado pelas condições meteorológicas dos últimos meses, que dificultaram os trabalhos no terreno e aumentaram a acumulação de vegetação combustível.

O Município de Terras de Bouro alerta para a nova data e relembra que «o corte total ou parcial de azevinho espontâneo é proibido» e que «as intervenções em Áreas Protegidas ou de Rede Natura 2000, têm disposições legais específicas».

Recorde-se, ainda, que «o corte de resinosas obriga à apresentação de Manifesto de Corte» e que «as intervenções dentro da área do Domínio Público Hídrico carecem de autorização prévia da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)», escreve ainda.

A autarquia acrescenta, ainda, que a «limpeza de terrenos é essencial para proteger pessoas, casas e a floresta», já que «reduz o risco de incêndio e facilita a atuação dos agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais».

O Município apela para que a população:

  • Cumpra as normas para a limpeza de terrenos (em zonas rurais ou florestais);
  • Na limpeza à volta das casas, armazéns e outros edifícios isolados, limpe uma faixa com mínimo de 50 metros;
  • Ao longo das estradas e caminhos, limpe uma faixa de 10 metros para cada lado;
  • Corte as ervas, arbustos e árvores secas ou muito densas;
  • Afaste, pelo menos, quatro metros as copas das árvores entre si e a cinco metros das casas;
  • Corte os ramos das árvores até quatro metros de altura, como é obrigatório;
  • Não deixe sobrantes no terreno, já devem ser triturados, removidos ou queimados com autorização ou integrados em compostagem, a ação mais indicada.

«Se ainda não limpou o seu terreno, aproveite este novo prazo. Proteja-se. Proteja os outros», sublinha o município.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS