Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
CONCELHO

CONCELHO -
Terras de Bouro aprova instrumentos para a promoção do desenvolvimento social

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Terras de Bouro aprovou dois “instrumentos estratégicos fundamentais” para o planeamento e monitorização das políticas e abordagens locais em matéria de ação social – o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento Social 2024-2030.

No que se refere ao Diagnóstico Social, foram apresentados os principais indicadores de áreas consideradas prioritárias, como Território, Demografia, Saúde, Educação, Segurança, Emprego, Rendimento e Proteção Social, assim como uma síntese das necessidades/problemáticas sinalizadas pelos parceiros da Rede Social.

Em relação ao Plano de Desenvolvimento Social (PDS), além da exposição da visão estratégica para o desenvolvimento social no concelho de Terras de Bouro para o horizonte 2030 (“Terras de Bouro focado na criação de oportunidades de equidade, coesão social e qualidade de vida no território”), foram, igualmente, apresentados os três pilares de ação estratégica: Pilar 1-Educação, Emprego, Formação e Qualificações; Pilar 2-Vida Autónoma, Envelhecimento e Longevidade e Pilar 3-Desenvolvimento Social e Capacitação Comunitária.

A finalizar, foram elencadas as dimensões de intervenção, objetivos e projetos a desenvolver em cada pilar e ao nível da rede de respostas sociais, assim como descrição do modelo de governação do PDS.

Nesta mesma reunião, foi também apresentado e aprovado o Plano de Ação do Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de Terras de Bouro – CLDS 5 GEIRA. O Plano de Ação 2025-2028 do CLDS 5GEIRA resultou de um processo de participação e reflexão dos diversos parceiros sociais do Conselho Local de Ação Social (CLAS), em que foram identificadas as necessidades/problemas do território e definidas as linhas de intervenção, e está alinhado com estratégias, programas e planos europeus, nacionais, sub-regionais e locais.

O Plano de Ação do Programa CLDS 5GEIRA prevê a realização de 26 atividades, distribuídas por 18 ações obrigatórias selecionadas nos 3 eixos de intervenção definidos para o concelho de Terras de Bouro: Eixo 1-Emprego, formação e qualificação; Eixo 3-Promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade; e Eixo 4-Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenário de exceção.

O programa CLDS 5 GEIRA terá uma duração de 48 meses e terá um custo previsível de cerca de 708 mil euros e será candidatado ao Aviso PESSOAS-2024-12, Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão, PESSOAS 2030.

Foi também efetuada uma breve apresentação do Programa Radar Social, um projeto piloto que visa a criação de uma equipa técnica multidisciplinar que atuará em dois domínios de intervenção: atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social (Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação) e georreferenciação social do território e execução do plano de ação.

Para a implementação deste projeto foi aprovado um apoio financeiro de 123.485,08 euros, no âmbito da candidatura apresentada ao Aviso nº 07/C03-i01/2023- Investimento RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS