A Câmara de Terras de Bouro vai atribuir um apoio, até ao limite máximo de 100 euros por mês, para ajudar os munícipes desfavorecidos a pagar a medicação para doenças crónicas.
Esta quinta-feira, a Assembleia Municipal aprovou o regulamento municipal de apoio à aquisição de medicamentos, que define as condições desta comparticipação.
“O Estado tem um apoio ao complemento solidário do idoso e também para medicação, mas não apoia a medicação crónica. A Câmara Municipal de Terras de Bouro vai fazê-lo, vai apoiar doentes com medicação crónica até ao valor de 100 euros por mês”, explicou, em março, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo.
De acordo com o autarca, no global, por ano, esta medida deverá representar uma despesa de 15 a 20 mil euros por parte do município.
Embora sublinhando que o projeto irá para o terreno agora pela primeira vez, o que faz com que não haja números precisos, Manuel Tibo disse que a autarquia “tem noção” da existência de “muitas famílias com dificuldades” em termos de medicação crónica.
O pagamento do apoio será feito sob entrega de receita por parte dos beneficiários e dependerá das condições económicas dos requerentes.