TERRAS DE BOURO -
Terras de Bouro vai ter unidade móvel para fazer testes à Covid-19

Uma unidade móvel para fazer testes à Covid-19 em Terras de Bouro vai estar disponível, a partir do dia 17 de Abril, junto ao centro de saúde na sede do concelho. A unidade móvel resultou do «esforço dos cinco concelhos que compõem o ACES (Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde) e do próprio ACES.

O Centro de Rastreio COVID 19 – Terras de Bouro funcionará às sextas-feiras, das 15h às 19h. As colheitas iniciam-se no dia 17 de Abril, junto ao Centro de Saúde de Terras de Bouro, na modalidade de “Drive Thru”, permitindo testar todas as pessoas sem que estas tenham necessidade de sair da sua viatura.

DUAS FUNCIONALIDADES

PUBLICIDADE

A unidade terá duas funcionalidades: «por um lado fazer os testes das pessoas enviadas pelo próprio ACES e por outro para algum caso específico que seja necessário».

Nos restantes municípios, estará durante metade do dia nos restantes dias da semana.

Em nota enviada pelo Município de Terras de Bouro, o ACES Gerês Cabreira explica que «a criação deste Centro de Rastreio permite aos pacientes suspeitos de infecção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), com prescrição médica e marcação prévia, realizar o exame e obter resultados, reduzindo, de forma significativa, o tempo de espera e as necessidades de deslocação da população».

TESTES DE RASTREIO NAS IPSS

A Câmara Municipal de Terras de Bouro, em parceria com a ACES Gerês Cabreira e ARS Norte, vai realizar testes de despistagem da Covid-19 para todos os utentes e colaboradores dos Centros Sociais.

Está a ser agendado, junto das IPSS’s do Concelho, a realização de testes de rastreio aos utentes que estão a aguardar diagnóstico e a todos os utentes e funcionários dos lares de idosos e do apoio ao domicílio.

De igual modo, serão «assegurados os testes aos utentes com sintomatologia devidamente submetidos a uma avaliação médica».

A marcação dos testes será agendada entre os interlocutores de cada instituição social e os técnicos do Centro de Saúde de Terras de Bouro, de forma a priorizar cada situação.