Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
VALE DO CÁVADO (Terras de Bouro)

VALE DO CÁVADO (Terras de Bouro) -
TransCávado BTT-GPS e ‘Caminhadas do TransCávado: Caminhos de S. Bento da Porta Aberta’ apresentadas em Terras de Bouro

Terras de Bouro apresentou, esta manhã, as ‘Caminhadas do TransCávado: Caminhos de S. Bento da Porta Aberta’, numa conferência de imprensa que serviu ainda para dar a conhecer mais uma prova de BTT TransCávado 2024, que vai decorrer a 28 e 29 de Setembro, a ligar Montalegre, com passagens por Terras de Bouro, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Amares, Braga, Vila Verde, Barcelos e Esposende.

Da nascente à Foz do Cávado é o desafio que é lançado aos amantes d BTT, no âmbito do projeto Cávado – o rio que nos une.

A Transcávado é uma das mais desafiantes provas de superação na modalidade de BTT. A oitava edição do Transcávado BTT-GPS vai acontecer nos dias 28 e 29 de setembro. Regressa para promover o território evidenciando-se como um importante produto turístico desportivo.

De lembrar que estamos perante um cartaz que liga, este ano, Montalegre (Nascente do Cávado) a Esposende (Foz) e que passa por nove municípios (Montalegre, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Amares, Vila Verde, Braga, Barcelos e Esposende), pertencentes aos distritos de Braga e Vila Real.

CAMINHADAS DE S. BENTO

O projeto junta ainda mais trilhos que ladeiam o Rio Cávado. Em Terras de Bouro, vão juntar-se as Caminhadas do TransCávado: Caminhos de S. Bento da Porta Aberta, «para valorizar a sua ecovia e a natureza no seu esplendor, no abraço a toda região hidrográfica», como sublinhou durante a apresentação o autarca de Terras de Bouro, Manuel Tibo.

O autarca realçou a importância das atividades apresentadas, como sendo «duas excelentes formas de promover o território e contribuir decisivamente para o incremento da economia de toda esta região».

As caminhadas de S. Bento da Porta Aberta enquadram um conjunto de caminhadas junto ao Cávado, da foz à nascente. Estão agendadas para 30 de Junho (Esposende/Barcelos), 14 de Julho (Barcelos / Braga), 06 de Outubro (Braga/Vila Verde/ Amares) w 20 de Outubro (Amares / Terras de Bouro).

TRANSCÁVADO

O Transcávado, fará o mesmo, pois percorrerá as margens do Rio Cávado, «proporcionando aos atletas o desfrute das majestosas paisagens de singular história e estórias de um Rio de Alma e beleza natural, aliando a prática desportiva ao deleite da Mãe Natureza», destacou Maranhão Peixoto, Presidente CA da Esposende 2000, EM.

Aberto à participação de qualquer pessoa com mais de 18  anos de idade, o Transcávado terá desafios à medida de cada um e pode ser percorrido em duas etapas, na versão TransCávado Slow Race e a Transcávado Race, ambas com uma distância de 150km.

A sessão de apresentação decorreu esta manhã e surge na sequência «da estreita e profícua colaboração entre todos os municípios do Vale do Cávado, colaboradores diretos no projeto da CIM Cávado e Mesa Administrativa da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta», foi ainda referido.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS