O artista plástico luso-venezuelano Juan Domingues é o autor de um mural, pintado numa das paredes exteriores da Galeria de Artes e Ofícios, em Ferreiros, que evoca três vultos de Amares: António Variações, Francisco Sá de Miranda e D. Gualdim Pais.
O mural foi simbolicamente inaugurado este domingo, dia de Santo António, em que se assinalam também 37 anos desde a morte de António Variações.
A concepção da obra, a que o autor deu o nome de “Geira”, enquadra-se num programa de residências artísticas, no âmbito do projecto “Amar o Minho”, promovido pelo consórcio Minho IN e cuja programação é da responsabilidade da Zet Gallery.
«Esta é a minha primeira obra em espaços públicos, sendo que nunca tinha feito algo com esta dimensão. Foi uma experiência diferente, enriquecedora, num território que não conhecia e que foi muito inspirador, com pessoas muito inspiradoras que me ajudaram a chegar a este resultado», explicou Juan Domingues.
Para o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, além de evocar «três vultos» do concelho, a obra dá «uma nova vida» ao edifício da Galeria de Artes e Ofícios e à Praça do Comércio.
«Fiquei agradavelmente surpreendido com o resultado final. Porventura esta é uma ideia que podemos replicar, aproveitando outros espaços deste edifício para ter outras expressões artísticas que dêem cor e vida a este local», frisou.