Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
BRAGA

BRAGA -
TUB inauguram primeira fase da requalificação do parque de material e oficinas

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) investiram mais de 31 milhões de euros desde 2018, na renovação quer da frota, com veículos amigos do ambiente, quer das infraestruturas.

O anúncio foi feito esta sexta-feira durante a inauguração da primeira fase da requalificação do parque de material e oficinas dos TUB, que incluiu uma nova estação de lavagem.

Segundo a administração da empresa, esta estação “cumpre com critérios de sustentabilidade, na medida em que aproveita as águas provenientes das chuvas e faz o aproveitamento de cerca de 70% da água utilizada no próprio processo de lavagem”.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, “metamorfose” é a palavra que representa o percurso dos TUB nos últimos anos.

“Os TUB têm hoje um papel fundamental na vida da cidade de Braga, afirmando-se como um elemento catalisador da transformação que a cidade tem sentido ao longo dos últimos anos. E essa transformação deu-se a vários níveis, nomeadamente no que diz respeito à inovação, à eficiência, à credibilidade, à atratividade e a um serviço economicamente acessível”, referiu o autarca.

Rio salientou que “os TUB são uma estrutura primordial para garantir a qualidade de vida e o acesso a um serviço essencial, que é a mobilidade para largos milhares de bracarenses e não só”.

Disse ainda que a inauguração desta sexta-feira é “mais uma etapa de um caminho que vai continuar ao longo dos próximos anos”, com o lançamento do BRT (Bus Rapid Transit).

O administrador dos TUB, Teotónio Santos, explicou que o novo parque de material e oficinas é composto por novas estações de abastecimento de diesel e de gás natural comprimido e a nova estação de lavagem de autocarros, estando projetadas para mais tarde a renovação da parte restantes do parque de manutenção e viaturas e a construção da nova sede da empresa.

O responsável anunciou ainda a aprovação de uma nova candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência que permitirá adquirir mais 38 novos autocarros “amigos do ambiente”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS