BRAGA

BRAGA -
TUB reforçam linha (43) da estação à Universidade do Minho a partir de 9 de Janeiro

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão, a partir do próximo dia 9 de Janeiro, reforçar a linha 43, que realiza o percurso entre a Estação do Caminho-de-Ferro e a Universidade do Minho.

Assim, os autocarros desta linha passam, a partir da próxima segunda-feira, a circular com uma frequência de 10 minutos, visando «melhorar significativamente a situação existente», na medida em que a frequência actual é de 15 minutos.

No período escolar, entre as 8h20 e as 8h40, tendo em conta a procura, a frequência será de 5 em 5 minutos.

Teotónio Andrade dos Santos, administrador dos TUB, afirma que o reforço da linha 43 tem como finalidade «aumentar a repartição modal em favor do transporte público colectivo», pelo que a melhoria da frequência e o aumento da capacidade de transporte serão «certamente dois elementos importantes para se atingir esse objectivo».

«É necessário responder ao aumento da procura, especialmente por parte dos estudantes universitários de modo a reduzir a utilização do transporte individual, pelo que o reforço das ligações entre estes dois importantes pontos da cidade é uma das prioridades da melhoria do serviço no ano de 2023», sublinha.

A esta linha estarão, a partir da próxima segunda-feira afectos, diariamente, seis motoristas e três autocarros. Esta é primeira melhoria da oferta do ano 2023, mas o aumento da frequência será alargado, em breve, a outras linhas dos TUB.

Esta oferta dos Transportes Urbanos de Braga, programada para o corrente ano, visa «responder às necessidades dos cidadãos e vão representar um acréscimo de cerca de 400 mil quilómetros anuais no serviço de transporte público de passageiros na cidade Braga».

Para além disso, estarão articuladas com a redução tarifária em vigor desde 1 de Janeiro de 2023, com o propósito de «de promover em Braga cada vez mais uma mobilidade mais sustentável».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS