O concelho de Guimarães tem-se destacado na região norte pelo aumento das dormidas turísticas. Segundo dados do INE, registando um crescimento expressivo de 11,3% de 2023 para 2024, superando assim Portugal Continental (+4,1%), a região Norte (+5,8%), a Área Metropolitana do Porto (+6,4%) e outros municípios importantes como Viana do Castelo (+7,1%) e Braga (+2,6%).
Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara de Guimarães, reconhece a importância deste setor para a economia local, sublinhando «o importante trabalho desenvolvido no presente mandato com a implementação do Turismo Criativo e de Experiências, o Turismo Industrial e o processo em curso da Certificação de Guimarães como Destino Turístico Sustentável, que contribuirão positivamente para o crescimento sustentável do turismo».
Os três primeiros meses de 2024 registaram um aumento considerável no número de dormidas, com incrementos de 1526 em janeiro, 2731 em fevereiro e 6720 em março, sendo este último mês o que apresentou a maior subida no volume de turistas a pernoitar no concelho.
No entanto, o mês de abril mostrou um crescimento mais modesto, com um acréscimo de 607 dormidas, refletindo ainda uma tendência positiva.
«Guimarães continua a afirmar-se como um destino de eleição nacional, consolidando a sua posição no setor do turismo no Minho e na região norte», destaca a autarquia vimaranense.