A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) vai realizar, no próximo dia 17 de maio, rastreios gratuitos à Hipertensão Arterial, na Ágora do Hospital de Braga, numa iniciativa que visa sensibilizar a população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, a forma correta de medição da pressão arterial e alguns aspetos importantes relacionados com esta patologia.
No dia em que se assinala o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, o Serviço de Medicina Interna da ULS de Braga reforça a importância deste tipo de iniciativas pela relevância que a patologia representa.
«A Hipertensão Arterial é uma doença silenciosa, que habitualmente não acusa sintomas ou cujos sintomas podem ser inespecíficos, como uma simples dor de cabeça, o que conduz a atrasos no diagnóstico ou, quando já diagnosticada, faz com que muitos doentes não lhe deem a devida atenção», explica Paulo Gouveia, Diretor do Serviço de Medicina Interna da ULS de Braga.
Os rastreios vão realizar-se no dia 17 de maio, entre as 09h00 e as 17h30, com a colaboração de 7 Médicos do Serviço de Medicina Interna e 5 Nutricionistas da ULS de Braga, para garantir a devida avaliação da tensão arterial, ensinos e entrega de panfletos informativos, bem como a avaliação e aconselhamento alimentar.
No final do rastreio, caso seja detetado algum caso com elevado risco, será entregue uma carta para o utente entregar ao seu Médico de Família.
A Hipertensão Arterial é uma doença que afeta aproximadamente 43% da população adulta em Portugal, sendo que destes só 63% tem conhecimento da doença e apenas 32% estão controlados.