CLIMA - UMinho organiza 20.º Simpósio Ibérico de Biologia Marinha

CLIMA -
UMinho organiza 20.º Simpósio Ibérico de Biologia Marinha

A Universidade do Minho recebe, de 9 a 12 de setembro, o 20º Simpósio Ibérico de Estudos de Biologia Marinha, com mais de 150 participantesa abordarem temas como o plástico nos oceanos, a aquacultura, a biodiversidade e as alterações climáticas.

Trata-se – diz a Reitoria – do primeiro evento relacionado diretamente com a biologia marinha em Braga, contando com 60 apresentações orais e 125 posters.

PUBLICIDADE

A sessão de abertura é dia 9, às 9h30, no auditório B1 do campus de Gualtar, prevendo-se as intervenções de responsáveis da UMinho, do município e da organização.

“A ciência marinha ibérica é conceituada a nível internacional, por isso esta é uma excelente oportunidade para se conhecer e promover os estudos mais recentes na área, em particular a investigação nacional”, refere Pedro Gomes, coordenador do simpósio e do Laboratório de Biologia Costeira da UMinho.

Mehrdad Hajibabaei (Universidade de Guelph, Canadá), Miguel Santos (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) ou os espanhóis Xavier Niell (Universidade de Málaga) e Angel Borja (Centro AZTI Tecnalia) são alguns dos oradores convidados desta 20ª edição da iniciativa, que se iniciou há 40 anos.

O evento é organizado pela UMinho, através do Laboratório de Biologia Costeira, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA), do Departamento de Biologia da Escola de Ciências e, ainda, do Instituto  de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S).

Os resumos dos trabalhos do simpósio serão publicados como ebook na revista científica ‘Frontiers in Marine Science’. A melhor comunicação de jovens investigadores será premiada no âmbito da Cátedra Luís de Camões da Universidade Carlos III de Madrid, o que é um incentivo para os alunos de doutoramento divulgarem os trabalhos e aprofundarem redes de contactos e parcerias com outras entidades.

 

O site oficial é http://20thsiebm.org.

Luís Moreira (CP 8078)