UMINHO

UMINHO -
UMinho recebe maior youtuber de ciência em língua portuguesa este sábado

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Iberê Thenório, jornalista e fundador do ‘Manual do Mundo’, canal de ciência em língua portuguesa com mais seguidores no YouTube (17.7 milhões), é um dos oradores das III Jornadas de Comunicação de Ciência da UMinho, que se realizam este sábado, em formato online e gratuito.

Organizado pelos alunos e pela direcção do mestrado em Comunicação de Ciência da UMinho, este evento anual conta ainda com a participação de Rosalia Vargas, presidente da Agência Ciência Viva, Paulo Gusmão, coordenador do programa de podcasts Casa Comum, entre outros especialistas, para discutir o tema ‘Intersecções – Arte, Ciência e Tecnologia’.

A sessão de abertura é pelas 09h45, com representantes da UMinho ligados à Reitoria, ao Instituto de Ciências Sociais, à Escola de Ciências e à direcção do mestrado.

Segue-se a palestra ‘Comunicação De Ciência em Portugal e no Mundo’, pela presidente da Agência Ciência Viva e directora do Pavilhão do Conhecimento, Rosalia Vargas.

A partir das 11h00, é a vez de Maria Portela, compositora e divulgadora científica do Imperial College De Londres, abordar práticas e diálogos entre arte e ciência.

Os desafios e oportunidades do do ChatGPT são depois abordados por Nuno Castro, investigador do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) e do LIP Minho (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas).

Após o almoço, decorre às 14h00 uma mesa redonda com a directora de Media Arts do gnration, Joana Miranda; o coordenador do programa de podcasts Casa Comum, Paulo Gusmão; a consultora em comunicação clara de ciência, Cristina Nobre Soares; e o investigador e comunicador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Bruno Pinto.

Às 15h00, o brasileiro Iberê Thenório vai explicar como comunicar ciência nas redes sociais, de forma criativa e eficaz, dando também exemplos do seu canal ‘Manual do Mundo’.

As Jornadas prevêem ainda três oficinas sobre conteúdos audiovisuais, escrita de ciência ficcionada e podcasts, respectivamente por Telmo Dourado, da RTP, e por Constança Freire e Pedro Alvito, ambos do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

O evento visa reflectir o potencial dos processos criativos na comunicação de ciência, partilhando conhecimentos, promovendo a cultura científica e focando boas práticas e novos formatos.

As inscrições e mais detalhes estão disponíveis aqui.

 

FOTO: Facebook ‘Manual do Mundo’

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS