O Centro Social e Paroquial de Lago vai fazer nascer na freguesia uma nova estrutura, ao caso, a “Unidade de Cuidados Continuados Integrados Nossa Senhora das Dores”. Segundo o vice-presidente do Centro Social, Rui Pereira, trata-se de um projecto «abrangente e inclusivo» e que reflecte a «relevância que o mesmo terá não só na Freguesia, não só no Concelho, mas em toda a Região».
Conforme adiantou Rui Pereira, trata-se já de um «percurso que completa quase dois anos», mas que «permitiu chegar a uma solução equilibrada e que corresponde eficazmente quer ao nível da funcionalidade, quer ao nível da sustentabilidade financeira do projecto».
PROJECTO, CAPACIDADE E INVESTIMENTO
Esta Unidade de Cuidados Continuados Integrados inclui diversas valências, as quais, uma Unidade de Longa Duração e Manutenção, com 20 camas; uma Unidade de Média Duração e Reabilitação, com 20 camas; uma Unidade de Convalescença, com 40 camas e ainda uma Unidade de Cuidados Paliativos, com 20 camas.
Com capacidade para 100 residentes e construído num terreno doado de quase 1 hectare (doação de João Costa), a estrutura comportará um investimento total na ordem dos 5,5 milhões de euros, cujo financiamento será por via do programa PRR e empréstimo bancário, bem como donativos de mecenas.
CRIAÇÃO DE 120 POSTOS DE TRABALHO
A Unidade irá criar cerca de 120 postos de trabalho directos, entre pessoal médico, enfermeiros, técnicos e auxiliares.
Usaram ainda da palavra na sessão de apresentação o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, o Presidente de Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira e o Presidente da Direção do Centro Social e Paroquial de Lago, Padre Nuno Oliveira.
A apresentação do projecto coube ao responsável pelo mesmo, o arquitecto Leonel Alves.
Mais desenvolvimentos na edição impressa de Maio de 2023.