Ricardo Rio afirmou que a Unique Summit “retrata bem” o modelo de desenvolvimento económico e de cooperação entre os diversos agentes que a cidade “tem procurado corporizar, com bastante sucesso, ao longo da última década e que faz a diferença no bem-estar das comunidades”.
Falando na abertura da cimeira, que junta empreendedores e outros stakeholders de ecossistemas de inovação dos quatro cantos do mundo, o presidente da Câmara bracarense afirmou que, “em contraciclo com o que acontece no país”, a cidade está a crescer em termos de população devido “ao seu crescimento sustentado e diversificado e à capacidade demonstrada em criar oportunidades de emprego qualificado e oferecer uma elevada qualidade de vida aos seus cidadãos”.
“Em contraciclo com o que acontece no país, Braga está a crescer em termos de população devido ao seu crescimento sustentado e diversificado e à capacidade demonstrada em criar oportunidades de emprego qualificado e oferecer uma elevada qualidade de vida aos seus cidadãos”, afirmou.
Frisando que este retrato “é ainda mais meritório pelo facto da cidade estar fora das áreas metropolitanas nacionais”, Ricardo Rio, afirmou que Global StartupCities, uma rede internacional constituída por cidades, “corporiza essa mesma estratégia de olhar para o desenvolvimento económico como motor do seu crescimento, estabelecendo pontes entres agentes de desenvolvimento e encontrando estratégicas comuns que podem partilhar para atingir bons resultados, motivo pelo qual faz todo o sentido Braga receber este evento”.
BRAGA, “CASO ESPECIAL”
Marcelo Rebelo de Sousa, presente na sessão de abertura, destacou o facto de Portugal receber, num curto espaço de tempo, dois eventos de grande importância relacionados com startups: a Unique Summit e a Web Summit. “Este facto demonstra que a comunidade de startups valoriza Portugal e que o empreendedorismo é uma prioridade do país”.
O Presidente da República elogiou ainda o caminho que Braga tem vindo a percorrer e que faz com que a cidade seja um “caso especial” no panorama nacional. “É uma cidade que está a crescer e onde a juventude faz toda a diferença.
“As universidades, os centros de investigação, a força das empresas e o seu crescimento faz com que Braga seja, a nível nacional, uma cidade chave nas exportações e captação de investimento estrangeiro. Para atingir estes resultados são fundamentais a liderança e as políticas públicas que têm vindo a ser seguidas pelo Município e que privilegiam o desenvolvimento sustentável, a cooperação, o dinamismo e o empreendedorismo”, referiu.
Além de Ricardo Rio e de Marcelo Rebelo de Sousa, a sessão de abertura desta 3.º edição da Unique Summit, que se prolonga até esta quarta-feira, contou com Arturo Villar Menéndez, CEO e fundador da rede internacional Global StartupCities, responsável pela Cimeira.