EDUCAÇÃO – Universidade do Minho disponibiliza quase 3000 vagas em 57 cursos

EDUCAÇÃO –
Universidade do Minho disponibiliza quase 3000 vagas em 57 cursos

A Universidade do Minho oferece, no próximo ano lectivo, 57 cursos de licenciatura e mestrado integrado, num total de 2915 vagas, tal como em 2018. A Reitoria adiantou que as candidaturas para o concurso nacional de acesso ao ensino superior abrem esta quarta-feira, em www.dges.gov.pt.

Os alunos interessados podem fundamentar a sua decisão e conhecer melhor esta academia no novo portal sou.uminho.pt.

PUBLICIDADE

Os cursos com mais vagas são Engenharia Informática (170), Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (140), Direito (125), Medicina (120), Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores (88), Enfermagem (88), Economia (87) e Engenharia Mecânica (82).

A novidade para 2019/20 é a licenciatura em Negócios Internacionais passar do regime pós-laboral para diurno. Os cinco cursos com horário pós-laboral são Contabilidade, Marketing, Música, Direito e Educação, englobando 168 vagas. Os dois últimos são também oferecidos em regime normal.

A UMinho considera esta aposta como “diversificada, flexível e adequada aos diferentes perfis de formação, etários e profissionais dos alunos que querem prosseguir estudos, especializar-se ou reorientar a sua formação”.

A oferta está distribuída pelos polos de Braga (Gualtar, Congregados) e de Guimarães (Azurém, Couros). Os seus cursos de graduação mais recentes são Artes Visuais, Proteção Civil e Gestão do Território, Criminologia e Justiça Criminal, Engenharia Física, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, Teatro e Design de Produto.

A UMinho tem mais de 19.000 estudantes em 200 cursos de graduação e pós-graduação, 32 centros de investigação, 12 Escolas/Institutos, intercâmbios com 80 países, bolsas de excelência para os melhores alunos, 70 modalidades desportivas à escolha e uma vida académica vibrante.

ATÉ 6 DE AGOSTO

A primeira fase do concurso nacional de acesso decorre até 6 de Agosto, sendo os resultados divulgados a 9 de Setembro. Os candidatos com dúvidas nos procedimentos podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Acesso, nos Serviços Académicos da UMinho, no campus de Gualtar, através do telefone 253 604 590 ou do email [email protected].

A segunda fase inclui as vagas sobrantes e decorre de 9 a 20 de Setembro, sendo os resultados anunciados no dia 26 desse mês. Já a terceira e última fase, nos casos aplicáveis, realiza-se de 3 a 7 de Outubro, conhecendo-se os resultados no dia 11 do referido mês.