ENSINO SUPERIOR -
Universidade do Minho e Universidade do Algarve repetem programa “Docência+” no mês de Setembro

A Universidade do Minho (UMinho) e a Universidade de Aveiro (UA) vão dar continuidade à sua parceria e voltam a organizar, de 14 a 25 de Setembro, o programa “Docência+”, em formato online. Esta será a 2.ª edição do “Docência +” no presente ano, que tem como objectivo o «reforço da capacitação dos docentes para os processos de ensino e aprendizagem digitais, com especial destaque no papel dos estudantes enquanto agentes de melhoria contínua das instituições».

A formação será, à semelhança da edição anterior, de carácter prático, baseada nas melhores evidências disponíveis, sendo que os temas voltarão a incidir em “Como preparar uma UC em modelo b-learning”, “Como usar as tecnologias e metodologias em contexto letivo”, “Como avaliar as aprendizagens” e “Como avaliar o funcionamento de Unidades Curriculares tendo em conta a sua melhoria continua”.

PROGRAMA

PUBLICIDADE

O programa combinará momentos de trabalho síncrono e assíncrono, num total de aproximadamente 20 horas. O “Docência+” propõe por isso aos participantes o desenvolvimento de um plano inovador para uma unidade curricular em que estejam envolvidos. Realizar-se-ão, ainda, sessões formativas e um projecto de trabalho personalizado, acompanhado por um grupo de facilitadores da Universidade do Minho e da Universidade de Aveiro, docentes e estudantes.

As equipas de facilitadores desta edição integrarão participantes na edição de Julho, que terminou com um balanço positivo por parte dos participantes. Do lado da UMinho participaram cerca de 100 docentes que, ao longo das duas semanas do evento, estiveram envolvidos num processo de reflexão e transformação das suas unidades curriculares, num esforço acompanhado por um grupo de facilitadores, docentes e estudantes.

INSCRIÇÕES

A inscrição é aberta a docentes e investigadores com serviço docente atribuído para o ano lectivo 2020/2021 e a participação é gratuita, sujeita a inscrição e limitada a 200 vagas. Para se inscrever, o docente deve preencher o formulário até ao dia 2 de Setembro. A selecção será feita pelo Centro IDEA-UMinho e pelos Conselhos Pedagógicos da UMinho e a participação será certificada, utilizando o sistema de Open badges. O programa detalhado será disponibilizado oportunamente.