DESPORTO – Urban Fit Race no dia 1 de Junho

DESPORTO –
Urban Fit Race no dia 1 de Junho

A 5.ª edição do Urban Fit Race, prova de obstáculos, realiza-se no dia 1 de Junho e vai contar com a presença de um milhar de atletas de várias regiões do país e também da vizinha Espanha. A prova, organizada por Alfredo Vieira e Margarida Costa, com o apoio do Município de Amares, terá um percurso de 13 quilómetros, onde os participantes terão de ultrapassar 30 obstáculos.

«Todos os anos procurámos que a prova suba mais alguns níveis no que diz respeito à dificuldade. Por isso, este ano vamos ter novos obstáculo com grau de dificuldade elevada para que os atletas se superarem a si mesmo, individualmente ou em grupo. Essa também é  ideia desta prova, ou seja, a entreajuda, camaradagem, a união e a superação individual ou colectiva como valores primordiais», começou por explicar Alfredo Vieira, na apresentação da prova, esta tarde, na Quinta da Levada, em Amares, que contou com a presença do Presidente da Câmara de Amares e do Vereador do Desporto, Manuel Moreira e João Esteves, respectivamente e também de Patrícia Soares, representante da empresa de transportes Brunotir, um dos patrocinadores da prova.

«Vamos ter obstáculos em zonas estratégicas como em frente ao Município de Amares, perto do ISAVE, no centro de Ferreiros, na praia da Ombra, na Senhora da Paz e no Largo D. Gualdim Pais, pela sua representatividade cultural e histórica. No entanto, o “campo de batalha” dos obstáculos será como habitual no Lago dos Cismes», acrescentou.

PUBLICIDADE

Vertente solidária
À imagem das outras edições, o Urban Fit de 2019 também terá uma vertente solidária para como a “Missão Amares”, projecto de solidariedade do Agrupamento das Escolas de Amares.
«O Objectivo é dinamizar o Concelho de Amares. Trazer pessoas de fora para conhecer os nossos locais mais emblemáticos, pois muitas pessoas já estiveram o Solar da Levada e no Largo dos Cisnes, mas nem sabiam que ficavam em Amares. Também vamos ajudar financeiramente a “Missão Amares”, que é um projecto em que nos revemos», disse Alfredo Vieira.

Europeu e Liga de Obstáculos
O Urban Fit Race vai contar para a qualificação do Europeu de Obstáculos e também para a Liga Nacional. Esta prova é mais para uma elite de atletas, perto de 100, que apenas podem participar de forma individual. A organização confirmou a presença dos melhores atletas nacionais da zona Norte e Centro do país e alguns espanhóis.
o Urban Fit Race  terá início no centro de Ferreiros, pelas 15h00, e as inscrições encerram no dia 19 de Maio.

Urban Kids de manhã
A edição deste ano do Urban Fit vai realizar-se no Dia da Criança, que assim poderão passar uma manhã diferente ao participar no Urban Kids. A prova está marcada para a parte da manhã e vãi decorrer no Largo dos Cisnes.

Manuel Moreira diz que «vai movimentar» a economia
O Presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, sublinhou a importância destas provas para a dinamização económica do Concelho.
«Isto só demonstra a vitalidade do nosso Concelho e a aposta do Município no desporto. É uma mais valia em termos económico, pois das 1000 pessoas que vão estar presentes neste evento apenas 150 são de Amares. Isso vai movimentar a economia. Este ano também vou participar na prova», atirou o autarca.

Vereador: «Destacados no desporto»
O Vereador do Desporto, João Esteves também salientou a importância destas provas. «É um evento diferente, uma coisa nova e uma prova de âmbito internacional.  O nosso Concelho está bem destacado no plano desportivo. Vamos ajudar na organização e financeiramente porque estes eventos trazem retorno», disse.