A segunda edição da Urjalândia – Aldeia de Natal Sustentável, que este ano terá dois dias, a 22 e 23 de Dezembro, é o principal destaque da programação natalícia preparada pelo Município de Amares para assinalar esta quadra e reiterar a importância de adoptar comportamentos amigos do ambiente.
Para o presidente da Câmara, Manuel Moreira, as iniciativas que compõem o programa visam «valorizar o território», numa perspectiva de promoção «não só do centro mas das várias freguesias», como é o caso de Seramil, onde se situa a aldeia do Urjal.
Será também no Urjal que, no dia 22 de Dezembro, pelas 18h00, decorrerá o Concerto de Natal da Banda Filarmónica de Bouro.
De resto, o programa integra um Mercado Natalício, instalado na Galeria de Artes e Ofícios, até 21 de Dezembro, que pretende valorizar o comércio local e fazer com que os amarenses comprem “em casa” a baixos custos.
No dia 28 de Dezembro, às 20h30, o Mosteiro de Santo André de Rendufe acolhe o III Encontro de Coros do Vale do Homem, organizado pelo Centro Social do Vale do Homem.
A fechar o ano, há a São Silvestre.
PROGRAMAÇÃO CONTINUA EM JANEIRO
Já no novo ano, Seramil volta a estar em destaque, porque é aí que tem início a Caminhada dos Presépios, no dia 5 de Janeiro, pelas 9h30.
No mesmo dia, às 21h30, decorre o Concerto de Reis, pela Banda Filarmónica de Bouro, no Mosteiro de Bouro Santa Maria.
O Concerto de Ano Novo acontece no Mosteiro de Rendufe, no dia 13 de Janeiro, às 17h00.
A programação natalícia encerra a 20 de Janeiro, com nova edição do Encontro de Cantar de Reis e ao Menino, que volta a ter lugar no auditório dos Bombeiros de Amares, a partir das 15h00.