A Câmara de Valença e o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho viram aprovada a candidatura para a criação de um Centro Tecnológico Especializado – CTE de Informática, anunciou esta quarta-feira a autarquia.
Em comunicado, a Câmara refere que “este centro, de última geração, vai ser criado no âmbito da modernização da oferta de ensino em Valença e contará com um valor elegível de cerca de 830 mil euros”.
“O novo CTE de Valença é uma aposta forte nas novas tecnologias e na capacitação e qualificação da oferta formativa da escola, fulcral para todas as áreas de ensino, em especial, os cursos profissionais”, sublinha.
Segundo a autarquia, a infraestrutura “pretende aumentar a capacidade de resposta do sistema educativo e formativo de Valença, bem como contribuir para o combate às desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego”.
“O investimento previsto envolve a modernização e reabilitação das instalações e infraestruturas existentes e a aquisição de recursos educativos tecnológicos”, acrescenta.
O CTE de Valença ficará localizado na escola sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
“Esta é uma excelente notícia para os nossos jovens que passarão a ter uma oferta formativa, com tecnologia de ponta, em Valença, fundamental para a sua qualificação académica e profissional tornando-os mais preparados para o mercado de trabalho”, considera o autarca de Valença, José Manuel Carpinteira.