Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
PAÍS

PAÍS -
Valor pago a equipas que combatem incêndios sobe 5% para 64,20 euros

O valor diário pago às equipas de intervenção, que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), subiu mais de 5% para 64,20 euros, anunciou este sábado o Governo.

“O DECIR contempla o aumento de 5,1% do valor dos pagamentos diários efetuados ao pessoal que integra as equipas de intervenção e outros grupos de reforço, valor indexado ao acordo de médio prazo para a melhoria dos rendimentos, dos salários e da competitividade, assinado em 2022”, indicou, em comunicado, o Ministério da Administração Interna.

Verifica-se ainda um ganho de 7,8% no valor da comparticipação dos custos com a alimentação, bem como um aumento médio de 10% dos valores de referência para veículos e de 5% para os equipamentos cedidos pelos corpos de bombeiros.

Em resposta à Lusa, o ministério tutelado por José Luís Carneiro detalhou, citando dados da diretiva financeira, que o valor diário pago às equipas de intervenção é de 64,20 euros, acima dos 61 euros pagos em 2022.

O pessoal de apoio, os bombeiros (quadro activo) e a equipa de apoio psicossocial também vão receber 64,20 euros por dia.

Por sua vez, os bombeiros (quadro de comando), o chefe da equipa de apoio psicossocial, o comandante de permanência às operações e o oficial de operações e emergência recebem, por dia, 74,70 euros, sendo que, no ano passado, o valor foi de 71 euros.

De acordo com o executivo, este dispositivo tem agora “o maior valor de sempre”, com uma provisão orçamental de 54,7 milhões de euros.

O dispositivo de combate a incêndios rurais é reforçado, a partir deste sábado, ao entrar na sua capacidade máxima, passando a estar em prontidão 13.891 operacionais, 3.084 equipas, 2.990 veículos e 67 meios aéreos.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS