Vândalos voltam a fazer das suas em mais duas freguesias de Famalicão

O vandalismo e a falta de civismo continuam a fazer das suas em Vila Nova de Famalicão. Agora são as juntas de freguesia de Cavalões e Riba d’ Ave a vir a público manifestar a indignação com atos que, além dos danos, desrespeitam sobretudo as próprias comunidades.

“É revoltante que, mais uma vez, as flores colocadas pela Junta de Freguesia tenham sido furtadas”. Esta a denuncia que a Junta de Riba d’ Ave faz este domingo na rede social Facebook.

“Um gesto simples, feito para embelezar o nosso espaço, é destruído por atitudes egoístas e de total falta de respeito”, acrescenta, sublinhando que em causa não estão somente as flores.

“Isto não é apenas sobre flores, é sobre civismo, responsabilidade e respeito pela comunidade. Quem pratica estes atos não está apenas a retirar algo físico, está a prejudicar todos os que vivem e cuidam desta freguesia”, lê-se na publicação.

“Até quando vai continuar este comportamento?”, questiona a autarquia.

O vandalismo passou também por Cavalões. Aqui o alvo foi a ponte de S. Veríssimo, uma ponte medieval, possivelmente de origem românica do séc. XII, que atravessa o Rio Este. Agora a ponte está ‘ornamentada’ com um frase e símbolos pintados.

Também na rede social Facebook, a Junta de Freguesia lamenta os danos causados na histórica ponte, pertença de toda a comunidades.

“O que é de todos deve ser respeitado por todos” recorda a autarquia, que apela ao sentido de responsabilidade dos cidadãos.

A autarquia aponta a importância de proteger, valorizar e preservar o património local, frisando que estes comportamentos prejudicam a identidade e a memória da freguesia.

Carregar mais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS