As Festas d’Agonia, em Viana do Castelo, vão ser celebradas em formato digital, através do site oficial, das redes sociais, mas também através da rádio e da televisão, além de exposições em ruas emblemáticas da cidade com fotografias dos diferentes icónicos quadros da festa.
«Mais do que em qualquer outro momento em perto de três séculos de história, a festa deste ano é para ser sentida. Sentir as Festas d’Agonia vai ser a principal mensagem que queremos transmitir. Será vivida com o mesmo sentimento, devoção e dedicação, mas à distância», refere, em comunicado, o presidente da comissão de festas da Senhora d’Agonia, António Cruz.
A cidade não vai festejar nas ruas, pela primeira vez em 248 anos, os números emblemáticos da Romaria d’Agonia devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Os “QR Code” (códigos de barras bidimensionais ), com conteúdos multimédia e uma plataforma digital, serão colocados nos pontos principais da festa, permitindo visualizar no telemóvel os quadros emblemáticos que, habitualmente, se realizam nos locais onde forem instalados os códigos e que ficarão disponíveis numa página de Internet que será criada para o efeito.
«Apesar de ser uma festa única, para sentir à distância, vamos ter “QR Code” nos sítios e pontos emblemáticos, para permitir a quem por lá passa descarregar os conteúdos multimédia sobre o mesmo, como o cortejo ou a preparação dos tapetes de floridos», sublinhou António Cruz.
As Festas d’Agonia decorrem de 19 a 23 de Agosto.