REGIÃO

REGIÃO -
Viana do Castelo vai assinalar Semana Europeia da Mobilidade

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Este ano dedicada ao tema “Eficiência Energética”, Viana do Castelo vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade com um conjunto de iniciativas que decorrem entre 16 e 22 de setembro. O evento integra um conjunto de ações que culminam com o Dia Europeu Sem Carros.

Em Viana do Castelo, estão previstas atividades em todos os dias da semana, sendo que a 16 de setembro, durante todo o dia, decorre uma mostra de carros e bicicletas elétricas na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra. No domingo, é dia de “Festejar em Movimento”, uma atividade que marca o aniversário do centro de saúde de Darque e inclui mini-trail, caminhada, trail kids, jogos infantis e populares, aulas de fitness e canoagem.

A 18 de setembro, decorre na Praça da República para os mais novos, uma ação de sensibilização com a PSP e GNR denominada “Mobilidade Segura” e ainda o “Brincar à Mobilidade” com um circuito para atividades infantis. No dia 19, o Feelviana organiza um Bike Tour gratuito, ou seja, um percurso guiado com partida do Feelviana Bike Centre com viagem pelo ferry e elevador de Santa Luzia, descendo S. Mamede e terminando no hotel (inscrições para [email protected]).

No dia 20, o convite é para pedalar na rede ciclável de Viana do Castelo, seguindo o exemplo do executivo municipal e dos funcionários da Câmara Municipal que, pelas 11 horas, irão fazer o um percurso da rede ciclável, onde será colocada sinalética horizontal adequada.

A 21 de setembro, decorre a Cerimónia de Assinatura do Protocolo de Adesão à Rede das Cidades e Vilas que caminham e respetivo hasteamento da bandeira no Salão Nobre, às 15 horas. Ao fim da tarde, a Dinamo 10 promove o seu habitual Viana a Bordo com o tema da Mobilidade Sustentável (entre as 18 e as 20 horas na sede da Dínamo 10).

No Dia Europeu sem Carros, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra estará sem trânsito, o elevador de Santa Luzia terá viagens gratuitas, assim como o mini-autocarro que faz o percurso da cidade.

Paralelamente, em todos os dias da Semana Europeia da Mobilidade, decorre o desafio online nas redes sociais denominado Dar Ar à tua Bicicleta. Quem se dirigir ao posto de trabalho durante a Semana Europeia da Mobilidade e tirar uma selfie do momento da chegada poderá identificar o hashtag #venhatrabalhardebicicleta e terá direito a um brinde alusivo à data.

[email protected]

PUBLICIDADE

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS