A Igreja Paroquial de Vilarchão, em Vieira do Minho, recebeu o concerto Via Crucis Musicalis, promovido pela Sociedade Filarmónica de Vilarchão.
O concerto, transmitido em direto pelo Município de Vieira do Minho nas redes sociais, invocou as 14 estações da Via Sacra através da interpretação de oito partituras, associando ainda a projeção de notas biográficas sobre os autores das partituras, imagens evocativas das estações e citações bíblicas.
Para percorrer as 14 estações foram interpretadas as partituras Transfiguração (António Almeida da Silva), Virgem Mãe Soberana de Loulé (Rogério Barros), Lágrima Santa (Moniz Barreto), Uma lágrima (José Nunes Afonso), Cristo de l’Agonia (Abel Moreno), Muerte y Resurrección (Luís Carlos Martin) e Segredo de um túmulo (autor desconhecido).
O concerto teve o apoio do Município de Vieira do Minho, Paróquia de São Paio de Vilarchão e da Junta de Freguesia de Vilarchão.
RESTAURO
Esta iniciativa associou-se, ainda, à angariação de fundos para a intervenção de recuperação dos retábulos dos altares-mor e laterais do templo da paróquia, a decorrer.
Para contribuir com donativos deve utilizar-se o IBAN da Fábrica da Igreja Paroquial de Vilarchão: PT50 0035 0858 0001 6813 43061.
oamarense@gmail.com
Com Carlos Manuel Dobreira