BRAGA -
Visita guiada digital à Falperra este sábado

As associações Braga+ e JovemCoop promovem este sábado, a partir das 19h30, uma visita guiada digital à Falperra, nomeadamente às capelas de Santa Marta do Leão e da Capela de Santa Maria Madalena.

A visita, que termina a série Percursos Brácaros, percorre as capelas de Santa Marta do Leão e da Capela de Santa Maria Madalena, e pode ser a acompanhada a partir da página da JovemCoop no Facebook.

Realizada em parceria com a Junta de Freguesia de São Victor e com a Irmandade da Falperra, a iniciativa tem o propósito de dar “a conhecer um lugar de património e celebração para todos os bracarenses, que coincide com a data da sua habitual romaria”.

PUBLICIDADE

Tal como é usual na tradição cristã do Entre Douro e Minho, os pontos mais elevados desta montanha acolheram, desde cedo, lugares de culto. A devoção a Santa Marta foi instaurada no monte das Cortiças e, mais tarde e por influência deste, no seu sopé. 

Também Maria Madalena, que uma das tradições hagiográficas cristãs aponta como sendo irmã de Marta, viu surgir numa vertente oposta da Falperra – mais propriamente na base do Monte Frio – o seu espaço de culto, que seria redesenhado por André Soares em meados do século XVIII.

Com esta visita guiada, as duas associações continuam a dar preferência ao legado de André Soares, associando-se às comemorações dos 300 anos do nascimento do artista bracarense.

Legenda Capela Santa Maria Madalena