Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

BRAGA - -
Natureza Sob Investigação no Parque da Ponte

No próximo dia 4 de Agosto, pelas 11 horas, a ciência está de regresso à Estufa do Parque de S. João da Ponte com mais uma sessão do projecto NSI – Natureza Sob Investigação, com o tema ‘Ciência Na Natureza’.

A iniciativa é especialmente dirigida às crianças da faixa etária entre os 4 e os 12 anos. O projecto tem como objectivo estimular o gosto das crianças e jovens pela ciência, através da realização de actividades e experiências científicas num contexto lúdico.

Recorde-se que este projecto é uma iniciativa promovida pelo município em parceria com ‘O Laboratório da Li’.

Nas sessões do NSI as crianças devem fazer-se acompanhar por um adulto.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do link https://goo.gl/PN9fTW

REGIÃO – -
CIM Cávado debateu oportunidades e dificuldades na gestão da floresta minhota

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado e a Agência de Energia e do Ambiente do Cávado promoveram uma sessão sob o tema ‘Oportunidades e Dificuldades na Gestão da Floresta no território do Cávado / Minho’A sessão, que decorreu nas instalações da CIM Cávado, foi aberta pelo presidente do Conselho Intermunicipal do Cávado, Ricardo Rio, o tema foi apresentado por Luís Braga da Cruz na qualidade de Presidente da Direção da ‘Forestis – Associação Florestal de Portugal’.

Na abertura da sessão, Ricardo Rio, também presidente da Câmara de Braga, salientou “a relevância do tema e do momento em que o evento ocorria, numa conjuntura de grande pressão sobre a floresta”, e o facto da sessão ter sido suscitada por um propósito partilhado entre o Conselho Executivo e a Assembleia Intermunicipal do Cávado.

Já Luís Braga da Cruz começou por apresentar a Forestis enquanto associação de produtores florestais “muito experiente e muito capacitada, e com muito trabalho de grande relevância realizado na região”.

Abordou ainda a importância estratégica do associativismo Florestal especialmente nos territórios do minifúndio, do cadastro florestal, e fez a apologia das ZIF – Zona de Intervenção Florestais na perspectiva da rentabilização da actividade florestal, especialmente na promoção da gestão florestal integrada e também no acesso aos fundos públicos com origem no Portugal 2020.

Luís Braga da Cruz teceu diversas considerações sobre a “certificação florestal”, como “figura desejável e até urgente para o sector”, porque “facilita aos produtos da floresta o acesso aos mercados nacionais e estrangeiros mais exigentes, acrescentado sempre valor ao produto”.

No encontro ficou sublinhado que “a floresta é um factor decisivo no futuro da sociedade portuguesa, enquanto espaço multifuncional de muito elevado valor ambiental e económico, com dimensão geradora de emprego e de economias locais muito importantes. É também o elemento que mais e melhor compõe a paisagem, especialmente a riquíssima paisagem do Minho”.

Participaram na sessão o presidente da Assembleia Intermunicipal Joaquim Barbosa, vereadores com o pelouro da Floresta, diversos deputados intermunicipais, representantes dos Gabinetes Técnicos Florestais dos municípios do Cávado, da Associação Florestal do Cávado, da AEAC e da CIM, e de diversas instituições locais e regionais.

Na sessão de encerramento o primeiro secretário executivo da CIM, Luís Macedo, anunciou para breve a constituição de um Gabinete Florestal Intermunicipal que “garantirá o reforço da cooperação estratégica na gestão e reorganização das responsabilidades municipais relativamente à floresta”.

CRIME - -
PJ de Braga ‘apanha’ na Suíça condenado por tráfico de droga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve, na Suíça, um homem de 51 anos para cumprimento da pena de dois anos e meio de prisão a que fora condenado por tráfico de estupefacientes, revela aquela força, esta segunda-feira.

Em comunicado, a PJ refere que os factos ocorreram em 2006, na zona de Guimarães, tendo na altura sido apreendidos bens e objectos relacionados com aquela actividade criminosa.

O homem foi condenado a dois anos e meio de prisão, pena que agora começou a cumprir, depois de ter sido ‘apanhado’ na Suíça, no cumprimento de um mandado de detenção europeu

O detido, de nacionalidade francesa, foi entregue, na sexta-feira, no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

EM SANTA MARIA DE BOURO E CALDELAS - -
Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro vai organizar dois Concertos de Verão

A Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro vai apresentar à população dois concertos de Verão, um em Santa Maria de Bouro, no dia 10 de Agosto, pelas 21h45, em frente ao Mosteiro, e o segundo no centro da Vila de Caldelas, inserido no programa de animação termal, no dia 11 de Agosto, pelas 21h30.

Ler mais

METEOROLOGIA - -
Verão chega a valer esta quarta-feira. Amares atinge os 40ºC

Braga é um dos 9 distritos do continente que a partir desta quarta-feira e até à madrugada de quinta-feira está em alerta laranja devido ao calor, avisa o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Para esta quarta-feira, em todo o Vale do Cávado, as temperaturas máximas rondam os 34/35 graus, com Esposende (cidade) a apresentar uns ‘amenos’ 32ºC.

Na quinta-feira, Amares bate o ‘recorde’ da região, com a máxima a chegar aos 40 graus, mais um que em Braga, Vila Verde, Terras de Bouro, e mais dois que em Barcelos.

Para o fim-de-semana o cenário não muda substancialmente, prevendo o IPMA, até domingo, máximas entre os 31 (Esposende), 35 (Barcelos) e os 38/39ºC nos restantes concelhos.

“A partir desta segunda-feira, apesar de ainda se prever alguma nebulosidade matinal, há tendência para uma pequena subida da temperatura, que se acentua a partir de quarta-feira, dia 1 de Agosto”, acrescenta o IPMA.

“Para o final da próxima semana, prevê-se que os valores da temperatura máxima estejam acima dos valores normais para a época, genericamente acima de 35°C, com excepção da costa sul do Algarve, onde os valores deverão ser da ordem de 30°C, e do interior do Alentejo, Vale do Tejo e Beira Baixa, onde se deverão atingir valores entre 40° e 44°C”, adianta o IPMA em comunicado, referindo ainda que “os valores da temperatura mínima têm igualmente tendência para uma subida gradual, atingindo no final da semana valores próximos ou superiores a 20°C na generalidade do território”. 

AMBIENTE – -
Brochura mostra património natural da Abadia

Proteger as espécies naturais existentes e promover a Abadia enquanto destino turístico em termos paisagísticos e ambientais foram os dois objectivos que levaram à elaboração da brochura “Viagem pela Biodiversidade: a Abadia enquanto laboratório vivo”.

O trabalho resulta de uma experiência de voluntariado, desenvolvida por seis jovens, ao abrigo do projecto “Voluntariado Jovem”, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), ao qual a Câmara Municipal de Amares se candidatou.

Na apresentação pública da brochura, que decorreu esta segunda-feira no antigo edifício do Lagar de Azeite, nas traseiras do Santuário da Abadia, o presidente da Câmara, Manuel Moreira, elogiou o trabalho e disse que o resultado final será distribuído pelas várias escolas do concelho, estando também disponível nos Postos de Turismo.

Desenvolvimentos na edição impressa do jornal “O Amarense” de Agosto, dia 1 nas bancas.