METEOROLOGIA - Verão chega a valer esta quarta-feira. Amares atinge os 40ºC

METEOROLOGIA -
Verão chega a valer esta quarta-feira. Amares atinge os 40ºC

Braga é um dos 9 distritos do continente que a partir desta quarta-feira e até à madrugada de quinta-feira está em alerta laranja devido ao calor, avisa o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Para esta quarta-feira, em todo o Vale do Cávado, as temperaturas máximas rondam os 34/35 graus, com Esposende (cidade) a apresentar uns ‘amenos’ 32ºC.

Na quinta-feira, Amares bate o ‘recorde’ da região, com a máxima a chegar aos 40 graus, mais um que em Braga, Vila Verde, Terras de Bouro, e mais dois que em Barcelos.

PUBLICIDADE

Para o fim-de-semana o cenário não muda substancialmente, prevendo o IPMA, até domingo, máximas entre os 31 (Esposende), 35 (Barcelos) e os 38/39ºC nos restantes concelhos.

“A partir desta segunda-feira, apesar de ainda se prever alguma nebulosidade matinal, há tendência para uma pequena subida da temperatura, que se acentua a partir de quarta-feira, dia 1 de Agosto”, acrescenta o IPMA.

“Para o final da próxima semana, prevê-se que os valores da temperatura máxima estejam acima dos valores normais para a época, genericamente acima de 35°C, com excepção da costa sul do Algarve, onde os valores deverão ser da ordem de 30°C, e do interior do Alentejo, Vale do Tejo e Beira Baixa, onde se deverão atingir valores entre 40° e 44°C”, adianta o IPMA em comunicado, referindo ainda que “os valores da temperatura mínima têm igualmente tendência para uma subida gradual, atingindo no final da semana valores próximos ou superiores a 20°C na generalidade do território”.