Um ano depois o Barco Rio Caldo está pronto a navegar. Reparado e legal. Na viagem inaugural com os jornalistas, o Presidente da Câmara de Terras de Bouro deu conta de todo o processo que permitiu que a embarcação não estivesse mais um Verão parada. Inicialmente com um custo de reparação a rondar os 100 mil euros que passava pela compra de uns motores novos, o Executivo conseguiu baixar o orçamento para 33 mil euros: «em vez de motores novos, conseguimos que uma empresa, a Auto-Sueco, reparasse os motores e ainda nos desse garantias que em caso da avaria procedesse à sua reparação», referiu Manuel Tibo. Com 53 lugares, o barco estará disponível para viajar o ano todo, com bilhetes a seis euros para adultos, quatro para seniores e crianças até aos cinco anos grátis.
Dia: 31 de Julho, 2018
EM S. VICENTE DO BICO -
Está quase a começar a Festa do Emigrante 2018 em S. Vicente do Bico
A Freguesia de S. Vicente do Bico vai organizar, nos dias 3, 4 e 5 de Agosto, no Largo do Sobreiro, a Festa do Emigrante 2018. O retorno às suas terras daqueles que estão fora todo o ano não poderia ser assinalado de outra forma, com uma festa que promete animação do início ao fim, composta por uma programação extensa e para todos os gostos.
Festas em honra de S. Brás entre 2 e 6 de Agosto
Cortejo etnográfico, espaço jovem e fogo piro-musical novidades nas Festas Concelhias de Terras de Bouro
São três as novidades das Festas concelhias em honra de S. Brás, em Terras de Bouro, que vão decorrer entre os dias 2 e 6 de Agosto. O cortejo etnográfico concelhio, um espaço jovem e uma sessão de fogo piro-musical vão se juntar às atracções musicais, este ano, a cargo dos GNR, Calema e Hélder Baptista. O Presidente da Câmara espera que «as festas concelhias continuem a ser um pólo de convívio entre os terrabourenses e num mês onde os e(i)migrantes regressam à sua terra». Uma das preocupações de Manuel Tibo foi reduzir o orçamento das festas que, este ano, sofreu um corte. «Quisemos um programa que dignificasse o Concelho, sem entrar em estravagâncias e com custos inferiores a 2017», disse o autarca na conferência de imprensa desta manhã.
AMARES -
Festival da Cerveja e da Francesinha de 2 a 5 de Agosto
A Praça do Comércio, em Ferreiros, volta a ser o ponto de encontro para centenas de amarenses, emigrantes e visitantes, em mais uma edição do Festival da Cerveja e da Francesinha, que acontece entre os dias 2 e 5 de Agosto. O evento vai contar com as francesinhas da Pastelaria Bom Doce e da Tasquinha Tomadas.
POLÍTICA –
Mário Paula representa JSD Amares na Universidade de Verão
O lagoense Mário Paula, militante da Juventude Social-Democrata (JSD) de Amares, foi um dos 100 jovens de todo o país selecionados para a Universidade de Verão, que vai decorrer de 3 a 9 de Setembro, em Castelo de Vide.
Segundo os social-democratas, trata-se da «maior acção de formação política organizada em Portugal».
A iniciativa é dinamizada pelo PSD, pela JSD, pelo Instituto Francisco Sá Carneiro e pelo PPE – Partido Popular Europeu.
«Durante uma semana, numa jornada de estudos intensivos, trabalham em conjunto uma selecção de jovens quadros de elevado potencial e um naipe de formadores e oradores de grande qualidade», explica a organização.
A JSD Amares volta a estar representada, após a presença de Hugo Martins, presidente da “jota” amarense, em 2016.
AMBIENTE –
Humanidade esgota esta quarta-feira limite dos recursos disponíveis na Terra para o ano todo
A 1 de Agosto esgotaremos os recursos naturais do Planeta disponíveis para este ano. “Cartão de crédito” ambiental é usado cada vez mais cedo.