Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

JUSTIÇA - -
Despedimento de dois ex-diretores do SCBraga começam a ser julgados em Tribunal

Despedimento de dois ex-directores do Sporting de Braga em julgamento. Na próxima semana recomeça o julgamento do despedimento do ex-director do bingo. No primeiro julgamento, o Sporting de Braga foi condenado a pagar a Sebastião Campos uma verba que pode ir dos 574 mil aos 800 mil euros,  entre indemnização e salários. E, no dia 1 de Outubro começa no Tribunal de Trabalho de Matosinhos o julgamento de outro despedimento, o do ex-director-geral, João Gomes, que pede 350 mil. Ao todo, estão em causa, pelo menos um milhão de euros.

Ler mais

AMARES – -
Dia Mundial do Turismo celebrado com conferência

A Câmara de Amares vai celebrar o Dia Mundial do Turismo esta quinta-feira, pelas 15h00, no Salão Nobre. O programa contempla uma conferência moderada por Hugo Sá e com a participação de Artur Cardoso do Pena Aventure Park, em Ribeira de Pena e de Carlos Alberto Cardoso da Agência de comunicação H2com.

Apesar dos avanços, está abaixo da média europeia - -
Portugal melhorou na cooperação universidade-empresa

Portugal teve uma significativa margem de progressão na cooperação entre universidades e empresas, mas continua abaixo da média europeia. As conclusões estão no estudo “Estado da Cooperação Universidade-Empresa na Europa”, agora publicado pela Comissão Europeia e que em Portugal foi coordenado pela TecMinho, interface da Universidade do Minho. O trabalho incluiu um inquérito realizado em 2016-17 em 33 países, tendo 1200 das 17.410 respostas sido de instituições de ensino superior e empresas lusas.

Ler mais

Parceria entre empresas - -
Nanotecnologia do CeNTI catapulta indústria do Norte de Portugal para a vanguarda da inovação

Soluções têxteis capazes de promover efeitos de luz através da integração de LEDs, rodapés que detectam inundações ou fios de pesca industrial com filamentos luminosos. Parecem ideias de um futuro distante, mas, na realidade, são apenas alguns dos inovadores produtos que incorporam nanotecnologia, produzidos por empresas do Norte de Portugal e que os investigadores do CeNTI, Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, têm ajudado a desenvolver.

Ler mais

PAÍS – -
Ryanair cancela quase 200 voos devido a greve de sexta-feira em seis países

A transportadora aérea Ryanair informou esta terça-feira que cancelou 190 voos de um total de 2.400 previstos para sexta-feira, no âmbito da greve dos tripulantes de cabine das bases de Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Itália e Alemanha.

Em comunicado, a companhia de baixo custo garantiu que mais de 90% dos voos agendados não serão afectados pela “desnecessária greve por uma pequena minoria de tripulantes de cabine” em seis países.

Todos os clientes afectados receberam ‘emails’ ou mensagens de telemóvel com avisos sobre os cancelamentos, acrescentou a empresa irlandesa.

Em causa, segundo a companhia, estão 30 mil de um total de 450 mil passageiros que poderão ser afectados e a quem pediu desculpa.

“A Ryanair lamenta sinceramente estas interrupções desnecessárias para os clientes que foram convocadas pelos sindicatos a pedido dos funcionários das companhias aéreas concorrentes”, lê-se no comunicado da transportadora, que reafirmou que, em Espanha e em Portugal, o protesto foi marcado por tripulantes de outras companhias.

Em Itália, a greve foi convocada por um “pequeno sindicato que não tem reconhecimento ou apoio entre os tripulantes de cabine”, garantiu a empresa, recordando ter chegado a acordo na segunda-feira para o contrato colectivo de trabalho com três sindicatos italianos.

A Ryanair enumerou o “progresso significativo” alcançado nas últimas semanas nas negociações com os sindicatos de pilotos e tripulantes de cabine na Irlanda, Reino Unido, Itália e Alemanha, acrescentando que convidou as organizações sindicais na Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal e Alemanha para conversações.

A transportadora referiu ter concordado em adoptar contratos locais, assim como legislação e tributação locais, o mais rápido possível até 2019, desde que haja acordos com os sindicatos nacionais.

Os tripulantes têm reivindicado a aplicação das leis laborais nacionais e não da irlandesa.