Uma verdadeira multidão saiu esta tarde às ruas de Amares para assinalar o Carnaval. O “enorme” corso carnavalesco desfilou pelo itinerário tradicional, onde os foliões animaram as milhares de pessoas presentes e às quais arrancaram muitas gargalhadas, sorrisos e até aplausos.
Dia: 10 de Março, 2019
EDIÇÃO IMPRESSA -
Investidor interessado em criar hotel de luxo no Mosteiro de Rendufe
Um investidor está interessado em tornar o Mosteiro de Santo André de Rendufe num hotel de cinco estrelas. Trata-se de um investimento ao abrigo do programa Revive, projecto lançado pelo Governo português que prevê a abertura do património ao investimento privado para o desenvolvimento de projectos turísticos.
VILA DO GERÊS –
Único multibanco da vila fora de serviço desde quinta-feira
A única caixa multibanco existente na Vila do Gerês está indisponível desde a passada quinta-feira. “Temporariamente fora de serviço” é a mensagem que surge no ecrã do equipamento.
OPINIÃO -
O sorriso é o espelho da alma
Autor: Marta Melo
O sorriso é o espelho da alma. Dados científicos provam que sorrir faz bem ao corpo e à mente, melhora o estado emocional e a qualidade de vida. Sorrir é um veículo de comunicação não verbal, melhorando as relações entre as pessoas e é sem dúvida um recurso de humanização.
Adaptando a citação de Martin Luther King “pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: um sorriso nos lábios e Médicamares no coração”.
Reconhecendo a importância do sorriso, falaremos agora de como adquiri-lo, de como mantê-lo ao longo da vida e ainda de como o recuperar.
Os cuidados com a nossa saúde oral começam logo que nos formamos no ventre materno. A grávida deve procurar os cuidados médico-dentários para cuidar de si própria e do seu bebé. Existe um Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral – Cheque Dentista a que todas as grávidas podem ter acesso. Assim que nascemos começamos a sorrir, mesmo sem dentes. É logo aí que os cuidados com a saúde oral devem começar. Quando nascem os primeiros dentes começamos a construir o sorriso. Este é o momento em que o bebé deve ter a sua primeira consulta de Medicina Dentária. Pequenas coisas como o uso de chupeta, a sucção dos dedos, a obstrução nasal com a concomitante respiração oral são pequenos exemplos de como aquilo que achamos que é normal pode comprometer para sempre o nosso sorriso, levando a alterações do esqueleto facial difíceis de solucionar.
A alimentação mole e açucarada do nosso tempo é outro problema que leva ao aparecimento de cárie e perda precoce dos dentes de leite. Hoje em dia, com a ajuda dos tratamentos dentários, dos aparelhos de correção, da otorrinolaringologia, da terapia da fala, da nutrição e da psicologia, temos jovens e adolescentes com sorrisos fantásticos.
Na idade adulta, os principais problemas relacionam-se com as perdas dentárias, com a doença periodontal e com as parafunções, como é o caso do bruxismo (ranger dos dentes). A estes problemas juntam-se a baixa autoestima, as dificuldades de comunicação e o aspeto envelhecido. As restaurações estéticas (coroas, facetas, etc.), os aparelhos dentários, as próteses removíveis e os implantes assumem atualmente um papel fundamental na recuperação e manutenção de um sorriso bonito e saudável.
Tão importante como tudo isto é saber manter o nosso sorriso visitando o médico dentista de seis em seis meses, usando uma escova de dentes macia, uma pasta de dentes adequada, uma boa técnica de escovagem e o fio dentário.
A forma de manter o seu sorriso é a prevenção.
EDIÇÃO IMPRESSA -
Factura da água sobe em Terras de Bouro. Tibo culpa anteriores executivos
O aumento do preço da factura da água, saneamento e resíduos sólidos, de 102% no caso dos domésticos e de 80% nos não domésticos, foi levado à Assembleia Municipal de Terras de Bouro pela deputada Eduarda Pereira, do movimento Terras de Bouro – O Nosso Partido. Reportando-se a «vários anos acumulados de má gestão», disse não se recordar, «mesmo a nível nacional», de aumentos desta ordem, questionando o «porquê de [a autarquia] penalizar os terrabourenses desta forma».
OPINIÃO -
Os talentos do futuro…
Vivemos tempos de mudança, de aprendizagem, de transformação acelerada onde o novo está cada vez mais presente, onde a criatividade a inovação, a aprendizagem e o conhecimento é fundamental para sobreviver.
Tal como aconteceu na nossa história colectiva em que assistimos a três revoluções industriais, sendo que a primeira (1780 a 1830) veio com a invenção da maquina a vapor (industria textil, algodão, o trabalho assalariado, os caminhos de ferro, etc..) a segunda impulsionada pelo desenvolvimento industrial, a produção em série no início do século XX com o Henry Ford (produção em série) e Taylor e após a segunda guerra mundial com a metalurgia, indústria e novos métodos de produção e a terceira revolução surgiu a partir da década de 70 com o surgimento da tecnologia (computação, biotecnologia, electrónica, informática) e a uma crescente especialização dos trabalho com a sub-contratação dos serviços, cooperação cada vez mais presentes.
Hoje assistimos na actualidade a uma 4ª revolução uma transformação constante e continuada ao nível da indústria 4.0, a um conjunto de transformações tecnológicas relevantes como: robotização, inteligência artificial, realidade aumentada, Big data, nanotecnologia, impressão 3D, biologia sintética, Internet das coisas, etc…
De acordo com a PwC (Berriman, R. (2017) as previsões indicam que cerca de 30% dos empregos no Reino Unido será substituído por trabalho robotizado ou automatizado até 2030, isto é, dentro de uma década. A transformação será mais acentuada nos EUA (38%) e a Alemanha (35%) e menos no Japão (21%) e mais nas indústrias assentes em mão-de-obra intensiva, como os transportes (56%), produção (46%) e comércio grossista e a retalho (44%) e menos naquelas baseadas em mente-de-obra, como a saúde e o trabalho social (17% cada).
…as profissões ligadas aos diversos ramos da engenharia e tecnologia estão naturalmente entre as que vão crescer ou, pelo menos, manter a sua saliência (World Economic Forum (2016)
Um relatório publicado pela plataforma LinkedIn (Linkedin’s 2017) mostra a prevalência de empregos ligados às novas tecnologias (A): machine learning engineer (crescimento de 9,8 vezes), data scientist (6,5x), sales development representative (5,7x), customer success manager (5,6x) e big data developer (5,5x).
Em síntese, verificamos que os colaboradores do futuro terão muitos e novos desafios como, adaptabilidade, flexibilidade cultural, colaboração, liderança, potencial de crescimento e evolução, resiliência, criatividade e inovação constantes, pois num estudo da Dell Technologies, 85% das profissões em 2030 ainda não foram inventadas.