O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai ser distinguido pela Câmara de Braga com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro, no âmbito das comemorações do dia da cidade. Embora o Dia do Município de Braga se assinale a 5 de Dezembro, este ano, por força da pandemia e das restrições de circulação a cerimónia, vai decorrer no dia 9 de Dezembro, pelas 18h, no Altice Forum Braga. Vão ser entregues 58 medalhas de mérito municipais a várias entidades e personalidades que se notabilizaram pelos seus feitos cívicos ou méritos pessoais.
Dia: 4 de Dezembro, 2020
AMARES
Este sábado há “Sabores da Nossa Terra” mas não Feira de Velharias
Este sábado não vai haver Feira de Velharias, no Largo D. Gualdim Pais, em Amares, em virtude do recolher obrigatório decretado pelo Governo a partir das 13h00. Mantém-se, no entanto, da parte da manhã, o mercado de produtos locais “Sabores da Nossa Terra”.
PAÍS
Estado de Emergência renovado por mais 15 dias com o ‘não’ do PCP, PEV, Chega e IL. Restrições iguais
O Parlamento aprovou esta-sexta-feira à tarde a renovação do estado de emergência até 23 de Dezembro na tarde desta sexta-feira. PS, PSD e Cristina Rodrigues, deputada não inscrita, votaram a favor. PCP, PEV, Chega e IL votaram contra, e BE, CDS, PAN e Joacine Katar Moreira abstiveram-se.
REGIÃO
Ajuntamentos levam Viana do Castelo a suspender espectáculos multimédia
A Câmara e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) suspenderam esta quinta-feira, e até ao próximo dia até 8, os espectáculos multimédia da iluminação de Natal que aconteciam na Avenida dos Combatentes e na Praça da Liberdade.
ECONOMIA
AEVH lança campanha para dinamizar comércio no Natal e Passagem de Ano
A Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH) vai lançar, nos primeiros dias do mês de Dezembro, um conjunto de iniciativas de apoio ao comércio, restauração, alojamento e similares para o período da época natalícia e final de ano. Um projecto abrangente aos Concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, com o envolvimento do tecido empresarial e dos respectivos Municípios.
COVID-19
Número de casos activos baixa em Amares e sobe em Terras de Bouro
O concelho de Amares regista, esta segunda-feira, 89 casos activos de Covid-19, enquanto em Terras de Bouro há 23, disse ao jornal “O Amarense” fonte da autoridade de saúde local.
OPINIÃO
Sabia que as multas por falar ao telemóvel a conduzir vão custar o dobro?
A grande maioria das multas atualmente passadas pelas autoridades são referentes ao uso do telemóvel durante a condução. De acordo com um estudo, usar o telemóvel enquanto se conduz multiplica o risco de acidente por 23 e 31% dos portugueses admite enviar e ler SMS enquanto conduz.
Está aí a chegar a nova versão do Código da Estrada e o valor das multas ao telemóvel duplicarão o seu valor. O condutor poderá também perder mais três pontos na sua carta de condução.
A proposta de decreto-lei está pronta a ser aplicada e define coimas entre os 250 e os 1250 euros. De relembrar que o atual código da estrada prevê coimas entre os 120 e os 600 euros.
Neste novo conteúdo legislativo, pode ler-se ainda que “atenta a crescente causa de sinistralidade rodoviária por utilização ou manuseamento continuado de aparelhos radiotelefónicos e similares durante a marcha do veículo, sanciona-se de forma mais gravosa a utilização ou o manuseamento, durante a marcha do veículo, daqueles aparelhos, com vista a dissuadir estes comportamentos de risco.”
Deixo agora ao leitor do Amarense os motivos pelos quais teremos este agravamento:
– Diminuição da capacidade de vigilância e dispersão da atenção;
– Durante os primeiros cinco minutos de conversação, a probabilidade de ter um acidente é seis vezes maior;
– Aumento da dificuldade em descodificar e memorizar sinais, perdendo informação essencial para uma condução segura;
– Descuido das regras de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos;
– Perda da noção da distância de segurança em relação ao veículo da frente, sendo difícil de ajustá-la consoante o trânsito;
– Abandono dos sinais de mudança de direção, o que pode ser perigoso tanto para o condutor como para os outros utentes da via;
– Má avaliação da velocidade;
– Redução do campo de visão;
– Tendência para não parar nas passagens de peões;
– Aumento do stress por atender ou telefonar;
De facto, com os fatores enunciados, temos de concluir que o uso do telemóvel durante o exercício da condução é efetivamente um grande risco para a nossa vida e integridade física, mas também para os outros.
Vamos todos cumprir, por nós e por todos, pela vida!
AMARES
Situação está a normalizar no lar da Misericórdia. Cinco utentes continuam com teste positivo
Dos 27 utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Amares que testaram positivo à Covid-19 no início de Novembro, há cinco que continuam infectados, revelou a mais recente testagem feita pela instituição.
TERRAS DE BOURO
Estradas condicionadas em Terras de Bouro devido à queda de neve
A queda de neve que se verificou nas últimas horas obrigou ao condicionamento de algumas estradas no concelho de Terras de Bouro, anunciou a Câmara Municipal.
AMARES
Livro “Eu, Variações” apresentado em dia de tributo a António Variações
No dia em que António Variações comemoraria 76 anos de vida, o Auditório Conde Ferreira, em Amares, recebeu esta quinta-feira a apresentação do livro “Eu, Variações”.