Militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Guimarães recuperaram vários componentes de veículos furtados, no seguimento de uma denúncia por furto de componentes de veículos ocorrido na madrugada de quarta-feira, no concelho de Vizela.
Dia: 4 de Junho, 2021
BRAGA
Condicionamentos à circulação de trânsito no centro de Braga no sábado
O trânsito automóvel nas ruas Santa Margarida e Afonso Henriques, no centro de Braga, está condicionado no próximo sábado devido a realização de trabalhos relacionados com as obras que decorrem nestes locais.
DESPORTO
João Rodrigues repete vitória no Trans Peneda-Gerês
João Rodrigues, da equipa dos Amigos da Montanha, venceu esta sexta-feira a prova de trail Trans Peneda-Gerês, completando os 165 quilómetros em 21 horas, 29 minutos e 07 segundos.
REGIÃO
GNR apreende 800 quilos de sardinha
A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Destacamento de Controlo Costeiro, apreendeu, esta sexta-feira, 800 quilos de sardinha, com o valor estimado de 4.800 euros, em Matosinhos.
TERRAS DE BOURO
Carlos Pereira homenageado a título póstumo no dia 10 de Junho
A Câmara de Terras de Bouro vai aproveitar as comemorações do dia 10 de Junho, na próxima quinta-feira, para atribuir, a título póstumo, a medalha de honra do concelho a Carlos Pereira.
Padre de Amares critica reunião entre Arcebispo e PSD Braga. «Eleições à porta?»
O padre António Magalhães de Sousa, pároco de Dornelas, Figueiredo, Paredes Secas e Vilela, em Amares, criticou a recente reunião entre o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e representantes do PSD Braga.
AMARES
“Crescer em Cidadania” reúne desenhos e textos de alunos do Agrupamento de Escolas de Amares
Os direitos humanos, a segurança rodoviária, a igualdade de género, a saúde e a sustentabilidade do planeta são alguns dos temas abordados no livro “Crescer em Cidadania”, composto por textos dos alunos do 1º ciclo do Agrupamento e ilustrado com desenhos das crianças do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Amares. A obra, editada pelo Município de Amares e coordenada pelo departamento do pré-escolar e do 1º ciclo, foi distribuída por todos os alunos dos centros escolares do Agrupamento no passado dia 1 de Junho, data em que se assinalou o Dia da Criança.
OPINIÃO
Dia Mundial da (saúde da) Criança… todos os dias!
O mês de junho abre com chave de ouro, comemorando-se no seu primeiro dia, o Dia Mundial da Criança! Este dia foi estabelecido oficialmente em 1950, na sequência do Congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris.
À semelhança de vários países, também para Portugal o Dia da Criança representa uma efeméride importantíssima, cumprindo o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das suas condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.
Dada a semelhança no seu propósito, o dia 1 de junho é muitas vezes confundido com o dia 20 de novembro, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Universal da Criança, porque nele se celebram dois marcos importantes: a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, a 20 de novembro de 1959 e a adoção da Convenção dos Direitos da Criança, pela Assembleia Geral da ONU, em 1989 (que Portugal viria a ratificar a 21 de setembro de 1990).
Não existe uniformização de data para a celebração dos direitos das crianças (para uns, o primeiro de junho, para outros, o 20 de novembro), contudo, o seu objetivo será sempre o mais nobre: promover os direitos e o bem-estar de todas as crianças, onde quer que estejam. Eu diria que qualquer data que coloque os Direitos da Criança na ordem do dia e nos relembre a importância de assumir uma responsabilidade individual, comunitária e institucional pela defesa e proteção das crianças é válida.
O Direito à Saúde é um Direito Fundamental, consagrado em várias convenções internacionais e na Constituição da República Portuguesa. A minha experiência enquanto Enfermeiro permite-me afirmar orgulhosamente o quanto os Direitos da Criança são matéria de exercício quotidiano no Serviço Nacional de Saúde e nos cuidados de saúde primários, em particular. A saúde infanto-juvenil é um dos eixos prioritários da ação nos centros de saúde, desde o planeamento familiar, à consulta da grávida, preparação para o parto e recuperação pós-parto, apoio á amamentação e aleitamento, vacinação, saúde escolar, equipas de intervenção precoce, são inúmeros os atos e intervenções de saúde junto das crianças e jovens e suas famílias. Para além desta missão de prevenção da doença e promoção da saúde infanto-juvenil, existem no SNS programas e equipas nos hospitais e centros de saúde especialmente vocacionadas para as matérias da promoção e proteção das crianças e jovens (os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco nos cuidados de saúde primários e os Núcleos Hospitalares de Apoio a Crianças e Jovens em Risco), ao mesmo tempo que o Ministério da Saúde se faz representar em permanência nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens.
É uma preocupação e um compromisso diário de todos e cada um de nós, profissionais de saúde, não apenas no primeiro de junho ou no vigésimo de novembro, mas todos os dias! Termino com as sábias palavras de Pessoa: “Grande é a poesia, a bondade e as danças… Mas o melhor do mundo são as crianças”! Um bem-haja a todas as Crianças do Mundo!
REGIÃO
Município de Esposende apoia actividades da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo
O Município de Esposende vai garantir a «comparticipação nas despesas decorrentes das actividades desenvolvidas ao nível da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico».
COVID-19
Incidência sobe em Amares. Em Terras de Bouro não houve alterações
A incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias subiu em Amares e manteve-se em Terras de Bouro, de acordo com o boletim epidemiológico desta sexta-feira.