Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Desporto. Estágio de formação da AKWP

A Associação de Karate-Do Wado Portuga (AKWP) realizou, este sábado, o primeiro estágio formação, pós pandemia, que contou com a presença de 70 participantes.

O evento decorreu no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Amares, com direção técnica do Mestre José Lezon (8.º DAN) e do Mestre Paulo Rodrigues (5.º DAN).

Este estágio serviu também de preparação para o Torneio Nacional AKWP que se vai realizar no dia 4 de Junho.

 

DESPORTO -
Merli e Salvador lideram ao fim do primeiro dia da Rampa da Falperra

Está concluído o primeiro dia de prova da Rampa da Falperra, prova pontuável para o Campeonato da Europa e de Portugal de Montanha.

Com a ausência de alguns dos habituais animadores, como Simone Faggiolli, Andrés Vilariño e outros, o primeiro dia foi marcado pela disputa entusiasmante entre Christian Merli, com o “Osela FA 30” e Sébastien Petit, num “Norma NP 01”, primeiro e segundo classificados da primeira subida, realizada este sábado.

Entre os carros convencionais, e, também para o Campeonato da Europa, Karl Schagerl, em Volkswagen Golf Rally (10º da geral) impôs-se a José António Fombona (12º), num Audi RS5 DTM e a Vítor Pascoal (13º) no Porsche GT3 Cup

No que ao Campeonato Nacional de Montanha diz respeito, pode dizer-se que Pedro Salvador regressou, viu e venceu. Salvador, tripulando um Silver Car CS impôs-se a Hélder Silva, em Osella PA 2000, deixando o terceiro lugar para o bracarense José Correia com o Norma M20 FC.

Entre as concorrentes femininas Gabriela Correia, com o Mercedes AMG GT4 fez o melhor tempo, deixando Daniela Marques com o Subaru WRX, e a Sónia Pereira, Seat Cupra nos lugares seguintes.

Amanhã, segundo e último dia da prova, as subidas terão inicio pelas 9 horas e o programa decorrerá até ao meio da tarde com a entrega de prémios a decorrer junto à Basílica do Sameiro, centro nevrálgico e operacional desta 41ª Rampa, organizada pelo Clube Automóvel do Minho (CIM).

DESPORTO -
Christian Merli dominou primeira subida da Rampa da Falperra

O piloto italiano Christian Merli venceu ao final da manhã deste sábado a primeira subida de treinos da Rampa Internacional da Falperra, que terminará no domingo de tarde, em Braga.

A vitória de Christian Merli foi folgada, por cerca de cinco segundos, confirmando-se o seu favoritismo, até porque este ano não compete na Falperra o seu compatriota, Simone Faggioli, recordista de vitórias na prova de Braga, com seis primeiros lugares, mais um do que o espanhol Andrés Vilarino, outro dos grandes ausentes da Rampa Internacional da Falperra.

De recordar que para o dia de amanhã, domingo, está prevista a competição “a doer”, com os motores a arrancarem para a primeira subida às 8h00. O segundo momento da prova está agendado para as 10h35 e são esperados cerca de 150.000 mil espectadores.

ACTIVIDADE OPERACIONAL -
GNR deteve 416 pessoas em flagrante na última semana

A GNR realizou um conjunto de operações em todo o território nacional, entre os dias 26 de Abril a 5 de Maio, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contra-ordenacional, tendo sido detidas no decorrer das mesmas 416 pessoas em flagrante delito.

Ler mais

OPINIÃO -
Uma necessidade emergente

Opinião de Mário Paula

 

A Comunidade intermunicipal do Cávado é uma associação de municípios  na qual o nosso município está inserido, que possui um relevo preponderante em matéria de desenvolvimento territorial, onde marca a diferença na capacidade de combinar políticas de competitividade e de coesão territorial no que diz respeito a todo o seu território. A mesma é constituída pelos municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Vila Verde e Terras de Bouro.

Na qualidade de deputado da assembleia intermunicipal da CIM Cávado eleito por Amares, marquei presença, no passado dia 26 do mês anterior, na respetiva assembleia da nossa comunidade intermunicipal, onde foi levado até à mesma nos períodos da ordem do dia, uma proposta de apoio a uma problemática à qual nos afeta diretamente a todos, mais propriamente ao nosso concelho de Amares. Como é sabido por todos, o concelho de Amares não está classificado na sua maioria como território de baixa densidade, excetuando as freguesias de Bouro (Santa Marta), Goães, UF de Caldelas, Paranhos e Sequeiros e da UF de Vilela, Seramil e Paredes Secas. 

Para ser sucinto e explicito, quando comparamos Amares com os territórios vizinhos, nomeadamente Terras de Bouro; Povoa de Lanhoso e Vila Verde, estes classificados como de baixa densidade, com base em critérios como o rendimento per capita, não encontramos diferenças que justifiquem as desigualdades criadas com a metodologia que serviu de base para a deliberação da entidade competente, tornando Amares num parente pobre entre os concelhos vizinhos.

Efetivamente, existe um forte impacto desta classificação nas oportunidades de crescimento, competitividade e desenvolvimento, nomeadamente ao nível do tecido social, económico e empresarial de Amares.   Por exemplo, a dificuldade na captação de investimento, onde alguns projetos e candidaturas localizadas no município, não são simplesmente valorizadas e majoradas, ficando as mesmas pelo caminho, causando assim um retrocesso lamentável.

Torna-se assim essencial, que não baixemos os braços e lutemos por este assunto que diz respeito ao nosso concelho e à sua necessidade emergente em tornar o mesmo como classificação de baixa densidade.

É necessário, enaltecer e congratular, o papel do Conselho intermunicipal do Cávado que juntamente com o município de Amares e todas as forças políticas, exemplarmente, apreciaram e votaram favoravelmente à deliberação dos cinco municípios que a compõe para assim fazer chegar ao poder central, as pretensões que todos os amarenses desejam, tornar todo o território do nosso concelho, classificado como de baixa densidade.