Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

REGIÃO -
Bloco questiona Ministério do Ambiente sobre descargas “inadmissíveis” em ribeiro de Viana do Castelo

O Bloco de Esquerda (BE) considera “inadmissível” a ocorrência de “repetidas descargas” ilegais no ribeiro do Radivau, na freguesia de São Romão do Neiva, em Viana do Castelo, e exige medidas parar termo a uma situação que põe em causa a saúde da população e a biodiversidade.

Ler mais

ACTIVIDADE OPERACIONAL -
GNR faz balanço «muito positivo» da Operação Peregrinação Segura 2022

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou a operação “Peregrinação Segura 2022”, que decorreu nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, e revelou, em comunicado, que foram realizadas 2139 acções de prevenção englobadas na operação.

Com o intuito de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações e reforçar o policiamento junto do Santuário, a GNR informa que foram realizadas, no âmbito do policiamento geral, 787 acções de apoio aos peregrinos em deslocamento, tendo sido registados três incidentes, nenhum com gravidade.

Já a nível do trânsito, a Guarda fiscalizou 11 573 condutores e passou 1 473 autos de contraordenação. Nesta vertente, foram registadas 310 infracções por excesso de velocidade e 61 por condução sob o efeito de álcool.

Numa segunda fase da operação, foi montado um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, acompanhados de meios a cavalo, binómios cinotécnicos, meios de Ordem pública e ainda pela Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), a equipa que opera os “Unmanned Aerial Vehicle” (UAV).

Aqui, a GNR registou como ocorrências o apoio a oito pessoas perdidas, seis pessoas desaparecidas e posteriormente localizadas e quatro pessoas assistidas pelos militares da Guarda e posteriormente encaminhadas para a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Para além disso, destaque também para os nove extravios de carteiras e chaves, quatro furtos, 19 objectos recuperados e cinco falsas medalheiras identificadas. Foram ainda passados 12 autos de contraordenação levantados por venda ambulante.

Em jeito de balanço, a GNR considera que a operação foi «muito positiva» e que decorreu «sem eventos de relevo a registar».

SAÚDE -
Hospital de Braga celebra amanhã Dia da Melanoma com consultório clínico de prevenção da doença

O Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga vai promover, já na próxima quarta-feira, 18 de Maio, uma acção de detecção precoce do melanoma, um tipo agressivo de cancro de pele.

Esta iniciativa, que se junta à comemoração do Dia do Euro Melanoma assinalado em toda a Europa, vai decorrer em consultório médico e destina-se a grupos de risco que envolvem pessoas com determinadas características.

Estas características são a pele clara, os cabelos ruivos, pessoas com dificuldade em bronzear e que sofrem grandes queimaduras solares, sobretudo na infância, e que tenham historial familiar de melanomas, apresentando sinais irregulares e sinais em áreas traumáticas – couro cabeludo, lábios, palmas das mãos e plantas dos pés.

O Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga aceitou, assim, o desafio lançado pela Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), e junta-se de novo a esta iniciativa nacional.

De recordar que, segundo dados da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, em Portugal surgem, anualmente, cerca de 12.000 casos de cancro da pele, dentro dos quais 10% correspondem a melanomas malignos, sendo que estas lesões podem ser detectadas através da vigilância antecipada.