A Santa Casa da Misericórdia de Amares voltou a abrir as suas portas, esta sexta-feira, para o regresso do arraial que marca o fim do ano lectivo.
Dia: 8 de Julho, 2022
AMBIENTE
Alunos da EPATV limpam Praia de Ofir
Os alunos do 2º ano do Curso Técnico de Produção Metalomecânica realizaram, esta quinta-feira, 7 de Julho, uma visita de estudo ao concelho de Esposende, nomeadamente à praia de Ofir. Integrada no programa Eco-Escolas, a actividade foi dinamizada no âmbito da Brigada #AMARoMAR, projecto esse que visa «alertar para as questões do lixo marinho».
OPINIÃO
Mães tóxicas
Opinião de Hélder Araújo Neto
Psicólogo
Deixei as emoções para trás. Não as minhas, até porque não posso, nem quero, mas como tema. Nos últimos artigos versei sobre elas. Primeiro falei da importância de todas, de uma forma geral, e depois propus-me a escrever sobre cada uma, em particular, tentando descrever as suas funções e pertinência, para tentar desmistificar a ideia de haver emoções boas e más. No entanto, só escrevi sobre duas emoções, de uma forma mais extensa: o medo e a tristeza. Não descreverei as outras, quebrando assim a promessa de que o faria, porque me foi dado o feedback de que o tema das emoções, embora interessante, era demasiado abrangente, não se conseguindo fazer uma ligação direta à experiência de vida das pessoas. Não obstante, permita-me discordar dos referidos feedbacks, porque se há alguma coisa que faz parte da vida das pessoas, sendo permanente no seu dia-a-dia, são as emoções. Portanto, apesar da minha discordância, sinto que devo diversificar, uma vez que não escrevo para mim. Posto isto, o tema sobre o qual me debruço neste artigo é a toxicidade das mães.
Pretendo ser cuidadoso, e tentarei não ferir suscetibilidades. Sei que os filhos não trazem livro de instruções, e que as mães fazem o melhor que sabem, com os seus próprios instrumentos. Por essa razão, pretendo apenas tentar descrever os vários tipos de mães tóxicas, e os efeitos que podem ter na vida dos seus filhos. Embora os não descreva a todos, tento deixar aqui os mais impactantes tipos de mães tóxicas:
– A mãe super-protetora: tal como o nome indica, trata-se da mãe que se preocupa, em excesso, com os filhos. Tem medo de que lhes possa acontecer algo negativo, prestando-se, por conseguinte, a resolver tudo o que possa causar algum tipo de sofrimento. Não deixa espaço próprio aos filhos;
– A mãe possessiva: Esta mãe não dá espaço aos filhos, tentando passar o máximo de tempo possível com eles, não por causa deles, tentando mitigar a sua própria solidão;
– A mãe dominadora deseja saber tudo acerca dos filhos. É altamente intrusiva e controladora, tomando decisões e fazendo escolhas pelos filhos. O resultado é que estes filhos tornar-se-ão, por razões óbvias, pessoas inseguras e com muita dificuldade na tomada de decisões;
– A mãe que se vitimiza: Instrumentalizar o papel de vítima é uma forma de controlo, de chamar a atenção. Esta mãe alega sofrer mais do que todas, sendo uma exímia distribuidora de culpas, sobretudo pelos filhos;
– A mãe amiga é a mãe que se considera amiga e companheira dos filhos. Abdica do seu papel de mãe, papel esse que deveria ser o modelo regulador, o exemplo, que equilibra a autoridade e o afeto;
– A mãe depreciativa é o tipo de mãe que não valoriza as capacidades ou as conquistas dos filhos, desprezando-os nas mais variadas situações. Por exemplo, se um filho apresentar uma nota de 18, esta mãe perguntará se a escala não ia até 20;
– A mãe perfeccionista: Este tipo de mãe, embora valorize as qualidades e capacidades dos filhos, nunca está satisfeita, exigindo, sempre, mais perfeição. Normalmente, não valoriza o esforço ocupando a sua atenção, apenas, nos objetivos;
Esta caracterização não é estanque. Pode haver uma mistura de características, de várias “mães”, numa só. Uma comunalidade que estas mães possuem é o de serem egossintónicas, ou seja, de se apresentarem em sintonia com o seu ego, não considerando que estejam a fazer qualquer coisa de errado.
Se reconhecer uma destas mães, na sua, provavelmente perceberá de onde vêm algumas das características, que lhe causam sofrimento, como a dificuldade na tomada de decisão, nos medos, na insatisfação, e em tantas outras. Neste sentido, pergunte-se quais são os seus direitos, reconheça o seu valor e a sua capacidade de assumir compromissos. O objetivo é tornar-se alguém que se pode nutrir, amar e cuidar. A partir deste ponto, pode começar a ter um relacionamento saudável com a sua mãe, sendo capaz de identificar as suas próprias características tóxicas e a recusar-se a transmitir esse legado aos seus filhos.
No entanto, embora a perspetiva seja encorajadora, este é um caminho difícil. A terapia é necessária, no âmbito deste processo, para que possa haver validação e reconhecimento. É muito difícil desenvolver este “processo de acusação” às mães, por causa dos sentimentos de culpa envolvidos e do tabu que essa questão encerra. Assim, costumo recomendar aos meus pacientes que evitem confrontar a mãe tóxica, uma vez que elas não aceitarão a responsabilidade, resultando a discussão com a mãe a acusar os filhos de estarem errados ou loucos.
PAÍS
Norte regista desemprego inferior à média nacional
A taxa de desemprego do Norte diminuiu de 6,5% para 5,4% no 1.º trimestre de 2022, situando-se num valor inferior ao de Portugal, que apresentou uma redução mais moderada em relação ao trimestre anterior, passando de 6,3% para 5,9%, revela o relatório trimestral Norte Conjuntura.
REGIÃO
Apresentadas soluções para combater o assoreamento no porto de Vila Praia de Âncora
Na passada quinta-feira, 7 de Julho, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) realizou uma sessão de trabalho no Museu Municipal de Caminha, com o objectivo de apresentar as primeiras conclusões sobre as causas de assoreamento do porto desta localidade.
RIO CALDO
Descida acentuada da água na Albufeira da Caniçada condiciona acesso a partir da marina
O acesso à Albufeira da Caniçada pela marina de Rio Caldo vai estar condicionado nos próximos dias, podendo mesmo ser impossível de realizar, devido à descida acentuada do nível da água.
AMARES
Procissão de velas, Daniel Fernandes e Inês Almeida na abertura das festas na Senhora da Paz em Amares
As festas em honra de Nossa Senhora da Paz, em Amares, abrem esta sexta-feira com a celebração de uma missa na capela da Senhora da Paz (20h45), seguida de procissão de velas (21h30).
OPINIÃO
Amares é tradição!
Opinião de Mário Paula
Escrevo este artigo com assumida vaidade alheia por motivos de alegrar todos os amarenses. É certo que nos dois últimos anos nos vimos privados da azáfama dos eventos populares, desportivos e sociais. Foram muitos os eventos que retomaram a sua normal atividade. As dificuldades inerentes a dois anos de interregno, não foram desculpa para os amarenses, que em muito contribuíram para os eventos concelhios. Foi, pois, com muita pompa e circunstância que a população em geral aguardava as festividades tradicionais.
É certo que com orçamentos bem mais curtos, as Festas D’Amares e a Feira Franca de Amares foram um sucesso, preservando assim as nossas mais belas tradições! Congratulo as suas direções, que em muito honraram e elevaram duas das festas mais emblemáticas do nosso concelho, preservando a nossa identidade enquanto cultura e enquanto concelho! A aposta na “prata da casa” nos seu cartazes, como por exemplo, Daniel Fernandes, Dj John Mayze e Miguel Faria, Dj Carlos Silva, DJ André Sousa, Inês Almeida e muitos outros, através das mais variadas associações culturais do nosso concelho. Sem dúvida que constituiram um marco para os nossos jovens e para a população um extremo orgulho por verem “os seus” a vingarem em palcos que são de todos os amarenses.
No que diz respeito aos eventos desportivos, não poderia deixar de mencionar nos “motores”, o regresso do Raid Enduro de Amares e do Raid 4×4 de Amares. No futebol, a I edição do torneio João Barbosa de Macedo, organizado brilhantemente pelo Futebol Clube de Amares. Destacar o Urban Fit Race que já alcança todo o país, e, nesta edição contou com mais de um milhar de atletas. Uma prova que percorre o nosso belo concelho e que, com certeza, interessa a todos os intervenientes que a mesma permaneça por Amares.
É com um agradecimento especial a todos os que se envolveram na organização – que vão muito além dos mencionados aqui – destes eventos que permitiram a todos os amarenses e a todos os que visitaram Amares, terem o melhor da nossa terra, a alegria, as gargalhadas, a adrenalina, o bailarico e o convívio!
REGIÃO
Esposende aposta na promoção e captação de investimento chinês
Esposende aprovou por unanimidade esta quinta-feira, em reunião de Executivo Municipal, a adesão à rede de apoio ao investidor da diáspora e o estabelecimento de um protocolo de colaboração com a Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal-China.
AMARES
Aberto concurso de dois milhões para requalificar lar da Misericórdia de Amares
A Santa Casa da Misericórdia de Amares lançou um concurso, no valor de dois milhões e 53 mil euros, para a empreitada de remodelação e ampliação do seu lar de idosos.