O passado mês de Setembro foi a nível mundial o quarto mais quente de sempre, com as temperaturas na Gronelândia a ultrapassarem os 8 °C (oito graus celsius) acima da média mensal.
Dia: 9 de Outubro, 2022
AMARES
No dia 31 de Outubro há “caminhada das bruxas” em Caldelas
A Vila de Caldelas recebe no próximo dia 31 de Outubro, à noite, uma “caminhada das bruxas” que pretende comemorar o Halloween (Dia das Bruxas).
BRAGA
ANAFRE realiza formação jurídica em Braga
O Centro de Juventude de Braga – Pousada de Juventude recebeu, esta sexta-feira, uma acção de formação jurídica e contabilística de âmbito distrital, organizada pela ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias.
OPINIÃO
Pôr no canto do prato
Opinião de Teresa Campos
“Criticar”, no dicionário da língua portuguesa, significa “encontrar defeitos”. “Sentido crítico” significa “capacidade de refletir”. “Humildade” significa “razão”.
Melhor do que comer chocolate 90% de cacau é comer chocolate que nos dê prazer. Critica-se o segundo e substitui-se pelo primeiro mas come-se só por comer. Isso é um descaso. E a consistência? E o prazer? O chocolate com mais cacau é melhor por ser mais saudável mas aquele chocolate que é mais “saboroso“ pode valer mais a pena (depende dos gostos, naturalmente!). O chocolate 90% de cacau é a analogia para a palavra “indiscernimento”. Podia encontrar outras analogias: barritas de cereais, panquecas e manteiga de amendoim. Serão sempre tentativas de cópia de escolhas alimentares mais sensatas. Não interessa refletir sobre o seu verdadeiro valor mas que vence os “defeitos“ do outro. É preferível ser radical, sem se refletir se satisfaz realmente as necessidades e se daí retiramos prazer.
Uma nutricionista não substitui alimentos por substituir, em raciocínios pouco refletidos ou mesmo irracionais. Uma nutricionista lida com comportamentos e está ali para compreender a ingestão alimentar da pessoa, os estímulos que lhe dizem para comer assim ou substituir aquele alimento por outro e, sobretudo para mostrar que a ciência é o princípio de qualquer orientação e, não as modas ou os posts nas redes sociais. É legítimo que a pessoa sinta que a solução possa estar na “novidade científica“. Mas a nutricionista vai ajudar a pessoa a refletir sobre conceitos, a parar e a chamá-la à “razão“ e à verdadeira ciência. A necessidade do “diferente“ é outro descaso. Se toda a gente segue o “diferente“, a dada altura, passará a ser o “normal“, certo?
O problema que existe na sociedade de hoje é esta procura de identidade pessoal e profissional. Há a confusão que será pelo “diferente“ e pela “imposição“ que marcamos a nossa posição. Quer-se dar mais força à “voz“ e vencer a humildade e a razão apenas apontando defeitos, num exercício constante, exaustivo e extenuante de crítica mas, sem sentido crítico.
A revolução alimentar possibilitou transformarmos os alimentos mas dentro dessa revolução, a escolha não pode ser radical e apontar apenas para os alimentos mais naturais ou, apenas para os alimentos mais processados. “Pôr no canto do prato” é mais uma expressão popular que permite aceitar que podemos bem selecionar o que queremos sem posturas intolerantes ou irracionais. A tolerância é um sinal claro de razão e de serenidade. E é, depois, o que é sólido e reconhecido.
TERRAS DE BOURO
Lançamento de livro de Miguel Dantas da Gama celebra 52 anos do Parque Nacional da Peneda-Gerês
A Direcção Regional de Conservação da Natureza e Florestas (Norte) celebra o 52.º Aniversário da Inauguração do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no próximo dia 11, com o lançamento do livro ‘Parque Nacional da Peneda-Gerês, Fronteira Selvagem’, de Miguel Dantas da Gama.
REGIÃO
Despiste faz um morto e três feridos graves em Esposende
Um jovem de 19 anos morreu e outros três ficaram em estado grave na sequência de um despiste de carro, na madrugada deste domingo, na zona de Antas, em Esposende.
POLÍTICA
PS sem listas candidatas em Terras de Bouro
As eleições para a Comissão Política do PS de Terras de Bouro, que estavam marcadas para o dia 07 de Outubro, não se realizaram, porque não foram apresentadas quaisquer candidaturas.
CULTURA
Sílvia Mota Lopes apresentou “Túnica íntima” em Amares
A Biblioteca Municipal Francisco Sá de Miranda, em Amares, recebeu este sábado a apresentação de “Túnica íntima”, o mais recente livro de poesia da autoria de Sílvia Mota Lopes.
AMARES
Isidro Araújo prepara candidatura à Misericórdia de Amares
O antigo vice-presidente da Câmara Municipal de Amares Isidro Araújo tem vindo a trabalhar na preparação de uma candidatura à liderança da Santa Casa da Misericórdia, cujas eleições acontecerão em Novembro.