As crianças da catequese da União de Freguesias de Torre e Portela, no concelho de Amares, viveram este domingo a sua Festa de Natal.
Dia: 11 de Dezembro, 2022
RELIGIÃO
Cripta de São Bento da Porta Aberta recebeu bênção das grávidas
A Cripta de São Bento da Porta Aberta acolheu, este domingo, a bênção das grávidas nas eucaristias das 09h30 e das 11h30.
BRAGA
Festival Authentica recebeu 24 mil festivaleiros na sua primeira edição
A primeira edição do Festival Authentica, que decorreu na sexta-feira e no sábado, no Altice Forum, em Braga, juntou 24 mil festivaleiros, segundo os dados avançados pela organização.
OPINIÃO
Escola Secundária de Amares: finalmente será desta?
Artigo de Mário Paula
Esta reflexão criou-se com um sentido de responsabilidade enorme, não fosse o assunto de elevado interesse para o futuro, para Amares e para os amarenses em geral, especialmente tendo em vista o seu futuro – a Escola Secundária de Amares (ESA).
Atualmente com centenas de pessoas na sua comunidade educativa, desde estudantes, a pessoal docente e não docente, sem deixar de relevar todas as pessoas que, no seu percurso, passaram pela escola e enriqueceram o seu já enorme legado.
A ESA, inaugurada em 1985, não sofreu nenhuma intervenção infraestrutural nestes seus 37 anos de existência. Apenas se verificaram pequenas empreitadas, como por exemplo a remoção do amianto. Esta escola caiu no esquecimento de todos, com nenhum governo central a atentar ao seu estado degradado, apesar de todas as reivindicações e promessas.
Quem já visitou, ou visita diariamente a nossa escola, sabe que a caixilharia está obsoleta, as infiltrações são constantes, o pavilhão desportivo sofre de carências básicas, em suma, as instalações estão desadequadas aos tempos que correm. O programa “Parque Escolar”, dos Governos de José Sócrates, requalificou a maior parte das escolas secundárias do distrito, tendo a nossa escola secundária ficado de fora por inércia dos decisores à data.
Atire-se, ainda assim, o passado para trás das costas e aprenda-se com os erros cometidos. Fale-se do presente e do que podemos fazer para mudar o rumo das coisas.
Nas correrias da campanha para as últimas eleições legislativas, este processo ganhou vida com a azáfama política a que já estamos habituados. Efetivamente, os projetos da reestruturação já estão realizados na DGESTE e com o Município amarense articulado com o governo central. Indicadores muito favoráveis para que a requalificação da nossa escola passe à realidade brevemente, para o bem e usufruto de Amares e de todas as comunidades que frequentam e frequentarão a Escola Secundária Amares.
Que se entregue, nesta época festiva, um presente ao concelho, com o começo da intervenção ansiada há demasiado tempo, sem mais promessas e ilusões. Os jovens amarenses merecem!
Despeço-me desejando umas boas festas a todos os amarenses.
TERRAS DE BOURO
Plano de co-gestão do PNPG apresentado no Campo do Gerês
A freguesia do Campo do Gerês, em Terras de Bouro, acolhe na terça-feira, dia 13 de Dezembro, a partir das 15h00, uma sessão de apresentação do Plano de Co-gestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
REGIÃO
“IX Festa da Gente Miúda” de 16 a 18 de Dezembro em Ponte de Lima
A “Festa da Gente Miúda” está de regresso para a sua 9ª edição, um evento que pretende «animar e encher de vida o Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, sob a temática da Disney».
OPINIÃO
Neste Natal, ilumine-se!
Opinião de Marco Alves
Na sequência da crise geopolítica que se faz sentir, com graves consequências no setor energético, foi lançado um plano com instrumentos para uma redução voluntária de 15% no consumo energético para os Estados-Membros da UE. Para Portugal, há uma redução obrigatória de 7% na redução de consumo energético. O governo português estabeleceu um plano que engloba medidas, por separado, de redução nas áreas da energia, eficiência hídrica e mobilidade, onde abrange os setores da administração pública, central e local, e privado. Uma das medidas que contempla a administração pública local para a energia, designada por CR1 (reduzir o consumo energético associado à iluminação pública), prevalece os seguintes critérios:
– Ações sem investimento: Ajuste dos horários de funcionamento da iluminação pública, bem como os níveis de iluminação, evitando ainda que permaneçam ligadas durante os períodos diurnos. Deve ser garantida a segurança dos cidadãos, a segurança rodoviária e integridade patrimonial.
– Ações com investimento: Implementação de sistemas mais eficientes, em toda a rede de iluminação publica através de instalação de sistemas de regulação e controlo, incluindo sensores de movimento.
Com o objetivo de mitigar a crise, a Câmara Municipal de Amares decidiu desligar a iluminação pública em todas as freguesias do concelho, no período entre as 02:00 e 06:00 horas. O orçamento municipal previa um valor na ordem dos 600 mil euros para a iluminação pública e em setembro os valores faturados neste ano já ultrapassaram os 800 mil euros. No entanto, têm existido algumas contradições e polémicas em torno do corte total de iluminação pública, nomeadamente no que diz respeito à segurança. A decisão de desligar em todas as freguesias a iluminação pública entre as 02:00 e 06:00 horas foi unânime entre os presidentes de freguesia?
De salientar que o município já investiu na rede de iluminação pública, introduzindo as luminárias de led, com vista à redução do consumo e atingir a neutralidade carbónica. No período em que foi instalado a tecnologia led, porque não foi otimizado o sistema de regulação e comando?
A introdução de um sistema otimizado com recurso para 2 ou 4 modos (25%, 50%, 75% e 100%) da capacidade total de iluminação seria sempre vantajosa para o município. A expressão conhecida e popular “correr atrás do prejuízo” continua bem vincada no destino nacional, continuamos a agir de forma diligente a fim de obter um resultado bom ou favorável.
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência.
BRAGA
Organizações de Braga unem energias em defesa de valores de Abril
A Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas e oito organizações de Braga assinaram esta sexta-feira, no Museu Nogueira da Silva, um protocolo de colaboração e concertação de esforços tendo em vista a organização conjunta das comemorações do 25 de Abril, até 2024.
EDIÇÃO IMPRESSA
Carlos Portela e Alberto Esteves na lista de Isidro Araújo
A lista de Isidro Araújo à Santa Casa da Misericórdia de Amares conta com a inclusão do actual Presidente da Junta de Bouro Santa Marta, Carlos Portela, e do antigo provedor da instituição Alberto Esteves. Ao jornal “O Amarense”, o ex-Vice-Presidente da Câmara reiterou que a lista que lidera pretende apresentar uma «alternativa à actual gestão» da Misericórdia, garantindo que «não se revê» no modelo que hoje é praticado.
AMARES
S. Vicente do Bico promove Festa de Natal no dia 18 de Dezembro
A sede da Junta de Freguesia de Bico, em Amares, acolhe no dia 18 de Dezembro (domingo), a partir das 15h00, uma Festa de Natal.