Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

OPINIÃO -
Os homens e as tendas

Artigo de Marco Alves

 

Hoje as tendas são uma peça essencial de equipamento para qualquer tipo de viagem contínua leve, seja para caminhadas ou campismo. Em todo o mundo, as tendas são usadas para abrigar exércitos, proteger campistas ou manter os alpinistas aquecidos e, geralmente, ajudam no conforto e sobrevivência. Também existe casos onde as tendas são usadas, e não por uma questão de escolha e identidade cultural, mas por necessidade geradas por problemas sociais, económicos e políticos, que podemos constatar em várias partes do mundo.

Nelson Pereira, Diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar de São João, foi figura central no combate à Covid-19. Esteve presente em vários cenários de guerra e catástrofe. A 7 de março de 2020, o Hospital de São João espantava o país com a montagem de uma tenda de campanha, foi o dia zero de uma grande mudança. “A maior parte das pessoas não estava a ver além e, no momento, não perceberam. Bastaram 3 ou 4 dias para perceberem. A tenda no Hospital de São João, acabou por ser uma imagem de marca da pandemia”, refere Nelson Pereira no seu livro o Homem da Tenda.

Ainda antes da pandemia, o professor Moreira foi pioneiro na montagem de tendas por Amares. Por falta de condições no pavilhão escolar, o festival das Papas de Sarrabulho 2019 foi direcionado para uma tenda instalada próximo do mercado municipal. Um festival de referência na gastronomia portuguesa e maior evento do concelho não superou as expectativas comparativamente aos anos anteriores. Desde 2021 que o festival não se realiza devido a covid-19. Esperemos em 2023 o regresso ao seu formato original e desejado aumento de visitantes. O ano terminou também com uma tenda montada no âmbito da época festiva, infelizmente ficou aquém de agradar os amarenses. Fomos salvos pela “Casa do Pai Natal”.

Efetivamente, não devemos apontar as armas somente ao atual edil, os anos passam, os autarcas mudam e o concelho continua sem infraestruturas essenciais. Amares carece há muito tempo de um pavilhão multiusos, um recinto para eventos desportivos, feiras, exposições, conferências, eventos culturais e espaços técnicos adequados às diferentes funções.  Sendo uma oportunidade para centralizar alguns eventos da região, com retorno económico.

Não concentrem a revisão do Plano Diretor Municipal somente para a construção do campo de golfe, estimulem a revisão para incluir num futuro próximo o multiusos. Uma obra ímpar de enorme interesse para o concelho que deixaria uma imagem de marca… executiva.

É hora de receber o Ano Novo

Com alegria e esperança no coração.

De deixar o ruim no passado,

E abraçar o futuro com otimismo.

PAÍS -
Rui Rocha (IL) quer romper com o bipartidarismo e alcançar 15% nas Eleições Legislativas

O combate aos confinamentos administrativos que “PS e PSD se preparam para consagrar na Constituição” e proceder a uma proposta de reforma do sistema eleitoral até ao final de 2023 são as bandeiras da moção e estratégia global da candidatura de Rui Rocha à presidência da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal (IL), apresentadas este sábado no Porto.

Ler mais

PAÍS -
As 10 profissões mais bem pagas em Portugal em 2023

A profissão mais bem remunerada em Portugal em 2023 é a de director-geral na área da engenharia e indústria, onde em alguns casos os profissionais destas áreas podem facilmente alcançar os 120 mil euros brutos por ano, algo que corresponde a um salário mensal de aproximadamente mais de 8.570 euros. Seguem-se, no top 3, a profissão de engenheiro naval e marítimo e o director de compras, conforme revela o levantamento das Dez Profissões mais bem pagas do país em 2023, fornecido pelo ManpowerGroup à Pessoas.

Ler mais

OPINIÃO -
A relevância da experiência do cliente

A dinâmica comercial tem vindo a utilizar um conjunto de experiências e tecnologias, cada vez mais conectadas, interativas e unificadas, procurando colocar o cliente sempre no centro das suas decisões. Atualmente, a organização comercial tem como objetivo implementar uma estratégia das experiências, que sejam atrativas, criativas e envolventes, procurando diferenciar-se de forma interessada, envolvida e inspiradora, criando experiências únicas para os clientes.

Para proporcionar um serviço ao cliente cada vez mais interativo, algumas das formas da sua dinamização são: videochamadas, inteligência artificial, canais de vídeo como Youtube e TikTok.

A inteligência artificial tem como como propósito que as máquinas se tornem aprendentes e autossustentáveis, capazes de se aptarem aos comportamentos dos consumidores e às tendências de consumo. A criação de conteúdo na construção e promoção das histórias das marcas e dos seus produtos, partilhando, interagindo e criando relações duradouras.

Exemplo dessa interação temos a “Retail Dive está a testar uma aplicação que a partir de casa, depois de inserir a palavra nos termos de pesquisa, apresentar-lhe-á diversas opções baseadas nas suas compras anteriores. Depois de adicionada ao seu carrinho, o consumidor poderá escolher essa o outra opção.”

Relativamente aos aspetos que contribuem para a coordenação de alternativas diferentes e inovadoras são: a escassez de colaboradores, bem como, a procura contante de proporcionar um alinhamento constante com os interesses e comodidade do cliente, utilizando para esse efeito, influenciadores digitais, embaixadores da marca, chatbot, redes sociais, entre outras.

Sobre a tecnologia e de acordo com a “Mobile as a driver of retail sales in 5 charts, o m-commerce valerá 41,8% do comércio eletrónico na área do retalho, sendo que irá aumentar, em 2026, para 743,39 mil milhões de dólares, representando 46,3% do comércio eletrónico a retalho.”

Verificamos que o consumidor pretende fazer compras de forma cada vez mais independente, rápida, em qualquer local, cómoda, simplificada e amigável criando uma experiência positiva e momentos agradáveis. Assim, os clientes esperam das organizações, experiências únicas, superação das suas expetativas e valor acrescentado na minimização das suas “dores”, desafios e capacidade para os conquistar, mantê-los sempre presentes, como utilizadores, embaixadores e fãs das suas marcas.