BRAGA

BRAGA -
825 Bombeiros vão subir o Bom Jesus (em contrarelógio e equipados) no próximo sábado

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A prova “Escadórios da Humanidade”, organizada pela Associação Família de Elite e da ADN Eventos Desportivos, com a colaboração desde a primeira hora da Confraria do Bom Jesus do Monte e da Câmara Municipal de Braga, vai decorrer durante a manhã do dia 24 de Setembro, sábado, no Bom Jesus de Braga.

O evento tem início às 8 horas com a concentração de bombeiros no pórtico do Bom Jesus do Monte (onde começa a subida dos Escadórios) e início da prova às 9 horas. Cerca de 825 bombeiros de 156 Corpos de Bombeiros de 9 nacionalidades (Portugal, Espanha, Polónia, Roménia Ucrânia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha, Inglaterra), entre os quais 131 bombeiras a competir.

É a primeira prova, em Portugal, que tem como pano fundo um monumento português e «o prestígio e a dimensão internacional que esta prova alcançou também contribuíram em muito para a promoção e para a classificação do Bom Jesus de Braga como património Mundial da Unesco».

PUBLICIDADE

Esta prova consiste na subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus em contrarrelógio e equipados com o equipamento completo de proteção individual de bombeiro com um desnível positivo de 116 metros.

Os bombeiros portugueses, bem como os colegas estrangeiros destacam esta prova como referência Mundial pela sua «enorme complexidade e dificuldade, pela capacidade de superação que os atletas têm de demonstrar quer a sua destreza física, mas também psíquica, que determina um final de prova muito doloroso para todos».

Este ano a novidade será a Bênção Nacional de Capacetes, que vai decorrer às 14h, numa iniciativa nunca feita antes em Portugal, onde será presidida por um padre também ele bombeiro.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS