O despacho que aprova o calendário nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior público para o ano lectivo 2023/2024 foi publicado esta segunda-feira em Diário da República, confirmando-se, assim, a antecipação do calendário. As candidaturas iniciam a 24 de Julho (1ª fase) e terminam a 25 de Setembro (3ª fase).
PRAZOS
Quanto à 1.ª fase do concurso, as candidaturas decorrem entre 24 de Julho e 7 de Agosto, contudo terminam a 31 de Julho para os candidatos ao «contingente prioritário para emigrantes, familiares que com eles residam e lusodescendentes e candidatos com pedido de substituição de provas de ingresso por exames estrangeiros». Os resultados da 1º fase serão conhecidos a 26 de Agosto pelas instituições de ensino superior, sendo que a sua divulgação será no dia seguinte.
Entre 28 de Agosto e 5 de Setembro decorrem as candidaturas da 2ª fase, sendo que os resultados serão divulgados a 17 de Setembro.
Relativamente à 3ª fase, tem início a 22 de Setembro e termina 25 do mesmo mês, com os resultados a serem conhecidos a 29 (pelas instituições de ensino superior) e a 30 de Setembro para o público.